22/08/2023
Cotidiano

Conab suspende Programa Compra Direta e congela recursos para Foz do Jordão

A Conab suspendeu ontem, segunda-feira (01), oficialmente o Programa Compra Direta e congelou os recursos que seriam disponibilizados aos produtores de Foz do Jordão. As medidas foram adotadas em virtude de denuncias de possíveis irregularidades na execução do Programa no município. De acordo com o superintendente regional da Conab no Paraná, Lafaete Jacomel, a Polícia Federal deve assumir as investigações das denuncias.
O superintendente informou ainda que a Conab não tem poder de investigação, porém, o que compete a ela (Conab), foi feito. “Nós suspendemos momentaneamente o Programa e congelamos todos os recursos que estariam sendo disponibilizados aos produtores do município até que a investigação seja concluída pela Polícia Federal”, destacou Jacomel.
 
Levantamentos
 
Segundo Lafaete Jacomel, o técnico da Conab que realizou um levantamento preliminar junto aos produtores, deve retornar a de Foz do Jordão para acompanhar e dar todo o suporte necessário para as investigações da Polícia Federal. “Ainda não entrei em contato com a Polícia Federal de Guarapuava, mas devemos fazê-lo já nos próximos dias para colar a equipe técnica da Conab à disposição. O inquérito já deve estar aberto e acredito que as investigações já devem ter iniciado”, afirma o superintendente.
 
Denuncias
 
De acordo com a denuncia, protocolada pelo agricultor Orildo D’Agostini na Polícia Federal de Guarapuava, pagamentos através de cheques estariam sendo feitos para produtores que não entregam produtos no município e que nem estariam sabendo que estavam cadastrados no programa em Foz do Jordão.
A denuncia, formalizada ao delegado da PF, Maurício de Brito Todeschini, aponta o caso de um produtor de soja no município, que não cultivaria verduras ou outro produto que seja contemplado pelo Programa, e que afirma nunca ter entregue nenhuma mercadoria à Conab , mas que estaria tendo cheques emitidos em seu nome sem o seu conhecimento.
Outro produtor citado pela denuncia teria afirmado que já havia deixado o Programa há tempos, mas que seu nome continuaria na lista de produtores ativos e que também estaria tendo cheques emitidos em seu favor.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.