22/08/2023



Geral

Concessionária do transporte coletivo bloqueia cartões por uso indevido

imagem-82160

Cristina Esteche com assessoria

A Pérola do Oeste bloqueou nos últimos 30 dias cerca de 100 cartões Vem. Os benefícios suspensos são de passageiros que possuem o direito de utilizarem o transporte coletivo gratuitamente, ou seja,  pessoas com mais de 60 anos e portadores de algum tipo de necessidade especial.

A suspensão aconteceu após operadores constatrem o uso indevido do cartão, segundo informou o  responsável pelo programa de Gestão da Qualidade da concessionária, João Spak Neto.“São passageiros que normalmente emprestam seus cartões para outras pessoas e por isso, têm o benefício cancelado até que venham à garagem da empresa requerer o direito novamente”.  Segundo ele, por se tratar de gratuidade, o direito de utilizar o transporte público gratuitamente é exclusivo ao beneficiado e qualquer repasse infringe a regra, prejudica o sistema e os demais passageiros. “Quem acaba pagando por essas gratuidades são todos os passageiros , por isso o rigor na fiscalização”, conta. Spak diz que não é possível ser conivente com um passageiro que tem direito e terceiriza esse benefício e usa de forma ilegal. “Quando recebe o cartão, o passageiro também recebe informações sobre as regras de correta utilização do benefício e todas as sansões que pode sofrer caso descumpra alguma norma”. Ele reforça a necessidade de denúncia daqueles casos em que se sabe que o benefício está sendo mal utilizado. Após ter o cartão suspenso, o beneficiário deve procurar a garagem da Pérola do Oeste e solicitar o desbloqueio e o cartão para continuar utilizando. “Se todos usarem corretamente evitamos contratempos e todos os beneficiários mantém o direito de utilizar o cartão”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo