quarta-feira, 16 de abr. de 2025
Cotidiano Em Alta Paraná Região

Concessões de Foz do Areia, Segredo e Salto Caxias valem por mais 30 anos

O valor a ser pago pela Copel pela outorga conjunta das três usinas, que são as maiores da companhia, é de R$ 4,1 bilhões

Copel renova por 30 anos concessões das três maiores usinas da companhia (Foto: Wallace Martins/ANEEL)

A Copel renovou as concessões das usinas hidrelétricas de Foz da Areia, Segredo e Salto Caxias por mais 30 anos. A assinatura dos contratos de renovação contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do presidente da Copel, Daniel Slaviero. Essa ação ocorreu nessa segunda (18), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília.

De acordo com o Governo, o valor a ser pago pela Copel pela outorga conjunta das três usinas, que são as maiores da companhia, é de R$ 4,1 bilhões. Somadas, as três hidrelétricas representam 64% da capacidade instalada de geração de energia elétrica da Copel.

Com a assinatura, a companhia garante a perenidade do negócio e a sustentabilidade na geração de energia. Conforme a Copel, a concessão da usina de Foz do Areia, venceria ao final de 2024. Os contratos das outras duas usinas se encerrariam nos próximos oito anos. Mesmo assim, também tiveram as concessões renovadas antecipadamente, dando previsibilidade à geração de energia do Estado.

Juntas, as três usinas têm capacidade instalada total de 4.176 megawatts. A maior delas, a Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, conhecida como Foz da Areia, tem capacidade de 1.676 megawatts.

As outras duas, a Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, conhecida como Segredo e a Usina Hidrelétrica Governador José Richa, conhecida como Salto Caxias, têm capacidades de 1.260 MW e 1.240 MW, respectivamente.

Com as renovações, as capacidades das hidrelétricas poderão ser ampliadas em leilões de capacidades que serão promovidos pela Aneel. Foz de Areia, por exemplo, poderá chegar a 2.536 MW. Já para a usina de Segredo, existem estudos para que ela possa praticamente dobrar de capacidade, chegando a 2.526 MW.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.