Dos 80 mil inscritos para o concurso público para soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros 47 mil ainda não pagaram boleto bancário, o que invalida a participação. São 4.445 vagas para policiais militares e 819 para bombeiros militares. “Se a inscrição não for paga até o prazo estipulado, o candidato não poderá participar do teste seletivo”, alerta o comandante-geral da PM em exercício Vilmar José Becker.
As inscrições vão até as 14h de 21 de janeiro e devem ser feitas pelo site da Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Paranavaí (Fafipa), www.fafipa.org. Podem participar do concurso candidatos com ensino médio completo, idade máxima de 30 anos, em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar.
A bolsa auxílio durante o curso de formação é de R$ 1.463,03, referente ao salário de soldado de 2.º classe. Depois de concluir o treinamento, o soldado sobe para primeira classe, com remuneração de R$ 3.225,99.
As provas estão previstas para 24 de fevereiro, e contarão com 40 questões objetivas de Português, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e atualidades, além de redação. Todo o conteúdo será de nível de ensino médio (2.º Grau) e está disponível no edital. O processo de avaliação será dividido em prova escrita, teste físico, avaliação psicológica, exame clínico e avaliação social.
As vagas são regionalizadas sendo: 1º Núcleo – Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; 2º Núcleo – Londrina e região; 3º Núcleo – Maringá e região; 4º Núcleo – Ponta Grossa e região; 5º Núcleo – Cascavel e região. Os inscritos poderão escolher a região em que irão tentar a vaga.
EFETIVO
A Polícia Militar do Paraná tem 19,5 mil policiais em todo o estado. A última contratação foi de 2.510 mil policiais militares, 526 bombeiros militares e 189 cadetes, sendo que alguns já se formaram e outros se formarão até março.