O concurso público da Prefeitura de Guarapuava, cancelado por irregularidades, virou manchete no portal de notícias G1, o portal de notícias da Globo. O site destacou: MP suspende concurso público irregular em Guarapuava (PR). A notícia citou a irregularidade encontrada na reserva de vagas para pessoas com deficiência. Esse número teria que ser de 5%, determinado por lei, regra não cumprida pela Prefeitura de Guarapuava. Em outra manchete, o site destaca que “por falta de decisão judicial, concurso é cancelado em Guarapuava”.
Portais de notícias, Jornale e Bem Paraná, de Curitiba, citaram os caso em suas páginas na internet. Eles levantaram outro fator de irregularidade presente no concurso, como a inscrição de dois candidatos que participaram da comissão do concurso e deliberaram sobre a homologação do edital. O portal Bem Paraná trouxe detalhes sobre a liminar: A liminar suspende o concurso (inclusive as provas que seriam realizadas neste domingo, dia 8 de maio) e também determina a transferência dos valores que a FAUEL arrecadou com as taxas de inscrição para os cofres do município. No norte do Estado, a Folha de Londrina, deu destaque para o cancelamento do concurso, mencionando o número de pessoas que iriam prestar o concurso, 13 mil candidatos.
Os leitores mostraram indignação com o acontecimento. Muitos disseram é uma vergonha para Guarapuava mais uma vez ter o concurso suspenso. Outros enxergavam no concurso uma oportunidade de emprego. “Vi nesse concurso a oportunidade de começar a trabalhar”, diz Marcelo, leitor do portal Jornale.