O Condomínio do Idoso ‘Residencial Alberto Roch’ construído em Prudentópolis já é modelo para três estados brasileiros. E nesta sexta (19), chegou a vez do Rio Grande do Sul conhecer o projeto. Para isso, o prefeito Osnei Stadler e o vice Evaldo Hofmann, receberam o Diretor de Habitação da Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária do estado gaúcho, Guido Bamberg. Também estiveram Jane Diniz Poli, Diretoria de Habitação de Prudentópolis, e a equipe da Cohapar.
Conforme Guido, o objetivo da visita foi conhecer a política habitacional implantada pelo Governo do Paraná com a parceria e contrapartida da Prefeitura. “Conheci o condomínio pensado e planejado para pessoas idosas, que podem ali recomeçar a vida. Conheci histórias de vida incríveis, como da dona Izidora, que depois de morar a vida toda no interior do município, e após a perda do companheiro, ela é uma das 40 beneficiárias do Projeto Viver Mais. Hoje ela tem nova casa e um novo ciclo de amigos”.
Conforme o programa ‘Viver Mais’ do Governo do Paraná, são 40 casas exclusivas para moradores da terceira idade. Em formato de loteamento fechado, com um programa de aluguel social, permite que pessoas de vulnerabilidade social tenham condições dignas de moradia.
A ESTRUTURA
De acordo com projeto arquitetônico, as casas têm 42 metros quadrados e foram construídas em duplas, conjugadas. São de alvenaria, inclusive a laje, com o intuito de permitir conforto térmico e acústico dos moradores. Os imóveis, projetados para abrigar um idoso ou um casal, têm sala, cozinha, um quarto e um banheiro, além de uma lavanderia externa.
Ademais, há ainda, uma horta comunitária elevada com estrutura de concreto e floreiras, academia ao ar livre. Além de quiosques, bancos de repouso e um centro de convivência com biblioteca, cozinha com churrasqueira. Assim como dois banheiros, sala administrativa, salão de jogos e espaço de atendimento médico. Por fim, o complexo possui com muros e conta com portão e guarita 24 horas.
Leia outras notícias no Portal RSN.