22/08/2023



Geral

Conferência busca a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

imagem-92454

Da Redação

Com o objetivo da criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), nesta sexta feira (22) foi realizada a Segunda Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Guarapuava. O evento aconteceu no salão paroquial da Igreja Santa Cruz.

Segundo a organização, o objetivo da criação dessa comissão é garantir alimentação de qualidade as pessoas em situação de insegurança alimentar, já que esse é um direito garantido por lei. “Desde de 2010 o direito a uma alimentação saudável e com qualidade é garantida por lei. Em Guarapuava muita gente ainda vive na linha da pobreza e não tem acesso à uma boa alimentação. Assegurar isso é um dos objetivos dessa reunião”, afirma Lucineri Vandresen umas das organizadoras do evento.

Estiveram presentes no local representantes dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) representantes de várias secretarias municipais, além de representantes da sociedade civil. Tudo isso para que se criasse um conselho intersetorial onde todos pudessem contribuir na criação do projeto para levar alimentação saudável e de qualidade para toda a população de Guarapuava. “São representantes de todas as esferas e também de várias secretarias, pois hoje aqui teremos a discussão do que será feito para a criação desse projeto tão importante”, comenta Lucineri.

Na esfera nacional existe um projeto chamado Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que é um sistema público legalmente instituído pela Lei nº11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan). O Sisan reúne diversos setores do governo e da sociedade civil com o propósito de promover em todo o Território Nacional, o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo