22/08/2023

Conferência da Cultura insere Guarapuava no cenário nacional

“O dia de hoje será marcado como o dia que demos o primeiro passo para que a cultura faça a diferença na vida do cidadão guarapuavano”. Assim a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zannette, definiu a 1° Conferência Municipal de Cultura, realizada na tarde deste sábado (6). A Casa da Cultura foi o palco das discussões do evento que tinha como tema “Uma política de Estado para a Cultura: desafios do sistema nacional de cultura”.

Os participantes, divididos em grupos, debateram os quatro eixos temáticos: Implementação do sistema nacional de cultura no município; Produção simbólica e diversidade cultural, que tratou sobre o fortalecimento da produção artística e expressões culturais; Cidadania e direitos culturais, fundamental para garantir exercício dos direitos culturais; e Cultura e desenvolvimento, com foco na economia criativa como estratégia de desenvolvimento. “O prefeito Cesar Filho nos deu autonomia para que com esse e outros eventos possamos transformar a cultura em Guarapuava”, reforça a secretária.

A diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim Correa, disse que a iniciativa da prefeitura faz com que Guarapuava seja inserida no Sistema Nacional de Cultura. “Agora poderemos criar o fundo e o conselho municipais, o que trará muitos benefícios para a cidade. As novas ações serão somadas as já existentes, como o projeto Vem Ler e a virada cultural, que acontecerá no segundo semestre”, destaca, afirmando que o evento superou a expectativa, principalmente pela participação de representantes de entidades, do Legislativo, artistas de diversas áreas, professores e estudantes, que presenciaram a quebra de paradigma, com o município vivendo um novo momento.

O ex-prefeito e presidente do Instituto de Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Nivaldo Passos Krüger, prestigiou o evento. “A cultura é um dos princípios que norteiam a sociedade e vejo que as sementes que plantei no passado estão sendo hoje regadas pelo prefeito Cesar Silvestre Filho”, disse, emocionado. A Casa da Cultura de Guarapuava foi construída durante a gestão de Nivaldo Krüger. A presidente da Alac (Academia de Letras, Artes e Ciência de Guarapuava), professora doutora Maria Magdalena Nerone, afirmou que “cultura é saúde, é vida, é despertar o belo, por isso Guarapuava precisa manter os olhos aberto para a cultura”.

Quem esteve na Casa da Cultura foi recepcionado pela Banda Municipal de Guarapuava; e, na cerimônia de abertura, o músico guarapuavano Marcos Bebici interpretou algumas músicas. Para encerrar a tarde, foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual da Cultura, que acontecerá em Guarapuava, no mês de setembro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo