22/08/2023
Cotidiano

Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente começa dia 21

Acontece na próxima semana a VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro no Centro de Convenções de Curitiba, reunirá cerca de 700 pessoas de todos os municípios do Paraná. O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR) e a Secretaria de Estado da Criança e da Juventude são os responsáveis pela realização da conferência no Paraná.
O tema da conferência é Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal e foi proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) para todos os estados brasileiros. A etapa estadual é resultado das etapas municipais e regionais, realizadas entre maio e setembro, e precede a nacional, que acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília.
Em todas essas fases, representantes do governo e da sociedade civil organizada discutem propostas para os cinco eixos apresentados pelo Conanda: Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos; participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e gestão da política.
Com base nestes eixos, os participantes da Conferência Estadual são divididos em grupos de trabalhos para aprofundar a discussão sobre cada temática e propor diretrizes que serão votadas pelos 543 delegados presentes na conferência. Essas diretrizes são propostas de construção coletiva e participativa das políticas públicas que atendem às crianças e adolescentes.
Durante a Conferência Estadual também serão eleitos 59 delegados para a etapa nacional, entre conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, juízes, promotores, adolescentes e representantes de outras categorias

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.