Lizi Dalenogari, da Redação
A visibilidade necessária às entidades que prestam atendimento ao idoso em Guarapuava, pretende ser dada durante a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontece na próxima terça e quarta-feiras (30 e 1º), no auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz da Unicentro.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com apoio da Secretaria de Assistência Social, realiza a conferência que irá destacar os trabalhos desenvolvidos pelo S.O.S e pela Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio aos Portadores de Alzheimer AEPAPA em Guarapuava. Será uma conferência diferenciada justamente por esta iniciativa. Dar visibilidade ao trabalho, expande consideravelmente a nossa área de abrangência, destaca Vera Lúcia Borges Ferreira, assistente social da AEPAPA.
Com o tema O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: Um Brasil de todas as idades, o evento tem como objetivo analisar, propor e deliberar as diretrizes para implementação das políticas do idoso no município, além de eleger os conselheiros não governamentais para os próximos mandatos e os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual da Pessoa Idosa. Serão discutidos três eixos: Sistema de garantia de direitos humanos, financiamento e orçamento público e política e controle social.
Hoje são mais de 100 grupos de Melhor Idade distribuídos pelos bairros de Guarapuava. Uma semente que nasceu do compromisso da então secretária de Assistência Social e hoje deputada Cristina Silvestri e que vemos dar frutos gratificantes. O idoso guarapuavano é tratado com respeito pelas ações do município e pretendemos ampliar estas atividades ainda mais, garantindo uma velhice de bem estar. Queremos uma Guarapuava pronta para atender as necessidades de todas as idades e o cumprimento dos Objetivos do Milênio nos dizem que estamos no caminho certo, assegura a vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, incluindo as idosas, Eva Schran.
Durante a Conferência acontecerá uma palestra ministrada pela pós-doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, Rita de Cássia da Silva Oliveira. As inscrições para a conferência podem ser feitas no local.
PROGRAMAÇÃO
Dia 30/06 (Terça-feira)
13h Credenciamento
13h30 Apresentação Cultural
14h Leitura do regimento
14h30 Palestra
16h30 Encerramento
Dia 1º/07 (Quarta-feira)
8h Credenciamento
8h30 Apresentação Cultural
9h Divisão dos eixos (trabalho em grupo)
13h30 Apresentação Cultural
14h Apresentação das propostas
15h Eleição dos delegados
16h30 Encerramento