22/08/2023
Guarapuava Segurança

Confirmada a doação de áreas para o Cense e Casa de Custódia em Guarapuava

Terrenos foram doados pelo Município com aprovação da Câmara

CASA CUSTÓDIA

O prefeito em exercício de Guarapuava Itacir Vezzaro, sancionou a doação de áreas para as obras do Centro de Socioeducação (Cense) e para a Casa de Custódia, duas unidades que contemplam a área de segurança pública.

Porém, o repasse dessas áreas para o Governo do Estado esbarra na falta de procurador que possa receber e assinar o recebimento das doações. De acordo com o secretário de Habitação e Urbanismo de Guarapuava, Flávio Alexandre, chefes de núcleos regionais exerciam essa função. Porém, ainda não houve nomeação nesse sentido.

Para agilizar o processo, a deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) levou as minutas em mãos para Curitiba. “O Centro irá trabalhar também com as famílias destes adolescentes, aumentando a chance de recuperação e a inserção deles na sociedade novamente. Além disso, os adolescentes ficarão perto da família, e isso realmente é decisivo para a recuperação deles”.

Adolescentes em conflito com a lei (Foto: Câmara/Apucarana)

O Cense, próprio para adolescentes em conflito com a lei, será construído na Vila Colibri, e atenderá, principalmente, uma demanda do Judiciário, uma vez que a cada 10 adolescentes encaminhados para o regime fechado, quatro voltam às ruas por falta de vagas nos Centros de cidades vizinhas, como Laranjeiras do Sul, por exemplo.

De acordo com o deputado estadual Artagão Júnior (PSD), ex-secretário da Família, Emprego e Direitos Humanos, na sua gestão, o Cense de Guarapuava sempre foi prioridade, mas esbarrava na falta do terreno. Em seu mandato na secretaria, Apucarana e Telêmaco Borba receberam Censes e as unidades de Toledo, Cascavel e Pato Branco tiveram os centros substituídos por novas estruturas. Guarapuava, portanto, ficou atrás. De acordo com Flavio Alexandre, desde 2014 a Prefeitura buscava áreas para repassar ao Estado.

“O recurso continua garantido, mas o processo agora não é tão rápido”. De acordo com o deputado, a área precisará ser incorporada ao patrimônio do Estado, para então ser disponibilizada à Secretaria. Só então, o projeto arquitetônico será concluído, já com base na área escolhida, quando será orçado o valor do investimento e então seguirá para a licitação e, posterior início da construção.

Explosivos encontrados mostram a vulnerabilidade da cadeia de Guarapuava (Foto: Divulgação)

O mesmo procedimento vale para a Casa de Custódia que será construída nas proximidades da penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), substituindo a atual estrutura do cadeião. A cadeia de Guarapuava convive com tentativas diárias de fuga e com superlotação que colocam em risco a vida de policiais e de moradores do entorno da delegacia, no Bairro batel, Centro da cidade.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.