Da Redação, com Assessoria
Laranjeiras do Sul – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a liminar que determinou a reintegração de posse da fazenda Passo Liso, no município de Laranjeiras do Sul. No fim de 2015, a área foi ocupada por indígenas que alegavam ser donos do local. Em março de 2016, policiais federais e militares cumpriram a ordem expedida pela 1ª Vara de Guarapuava.
Os proprietários ingressaram com o processo contra a União, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o cacique da comunidade, formada pelas etnias Guarani e Caingangue. De acordo com os autos, os produtores rurais foram expulsos mediante ameaças e violência física. Os indígenas ainda destruíram bens e mataram animais.
A Funai e a União recorreram ao tribunal contra a reintegração. O argumento é de que a comunidade teria a “posse imemorial” sobre a área, ou seja, a posse histórica. A RedeSul de Notícias tentou contato com a Funai na tarde desta quarta feira (06), porém, sem êxito.
Na 3ª Turma, o relator do caso, desembargador federal Fernando Quadros da Silva, manteve a decisão. “Quanto à caracterização da área em comento como de tradicional ocupação indígena, não houve a conclusão do processo demarcatório capaz de dar a certeza de que a área em questão está inserida na referida terra”, afirmou. “Havendo dúvidas com relação a serem as terras objeto do litígio tradicionalmente ocupadas por índios, depende o caso de profunda instrução processual”, acrescentou.
O direito ou não de os indígenas voltarem a ocupar as terras segue tramitando na Justiça Federal paranaense.