O Comitê de Combate e Prevenção ao vírus H1N1 lançou nesta semana o boletim informativo sobre a gripe em Guarapuava. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e membro do comitê, Fernando Pedrotti, a Vigilância Sanitária acompanha os dados sobre a gripe diariamente para estar informada da situação do vírus no município. Além do boletim, o Comitê enviará materiais de orientações para instituições, entre escolas e universidades. O Comitê é formado por membros da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, além de representantes das instituições de ensino superior e dos hospitais municipais.
CONFIRA O BOLETIM:
O município registrou do dia 1° até o dia sete a confirmação do sexto caso de H1N1 desde o início do ano e realizou 275 atendimentos às Síndromes Respiratórias Agudas. Avaliando os seis casos positivos, apenas um esteve internado e os demais foram atendimentos ambulatoriais. Não há registro de óbitos relacionados à H1N1 no Município.
Entre todos os atendimentos realizados na semana, 274 pessoas fizeram uso do medicamento Oseltamivir. Houve coleta de três exames para investigação de vírus circulantes e 11 para investigação de pessoas internadas.
Quanto aos internamentos suspeitos, 20 pessoas permaneceram sob leito comum e sete em UTI, entretanto, como o Município dispõe de infraestrutura de maior complexidade, houve internamento de pessoas de outras cidades (um de Laranjeiras; um de Cantagalo; dois de Goioxim; um de Prudentópolis e um de Turvo).
Embora haja controle da doença, as medidas de bloqueio de transmissão não devem ser deixadas de lado: higiene frequente das mãos e principalmente após tossir ou espirrar, medidas de higiene e circulação de ar nos ambientes, evitar ambientes com aglomeração de pessoas, uso do álcool 70%, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, e usar lenços descartáveis.