Um conflito armado entre as aldeias indígenas em Pitanga e Manoel Ribas deixou pelo menos seis feridos e 60 casas queimadas na área indígena na divisa dos municípios. O caso ocorreu na madrugada de sexta (3) para sábado (4), mas a divulgação das informações ocorreu apenas neste domingo (5). A Polícia Militar recebeu o chamado para se deslocar até a aldeia indígena Ivaí, em Manoel Ribas. Em conversa com a liderança da aldeia, a polícia teve a informação que um veículo da aldeia Ivaí se deslocou até próximo a divisa das aldeias Ivaí e Serrinha para cuidar de máquinas agrícolas que estariam aplicando veneno na lavoura.
Mas em determinado momento, os membros da aldeia acabaram interceptados por indígenas da aldeia Serrinha, que fica em Pitanga. Os indígenas da aldeia Serrinha teriam feito os ocupantes do veículo descerem e os espancaram. De acordo com as informações, um deles seria um professor na aldeia que sofreu ferimentos gravíssimos, sendo necessário transferência aérea até a Apucarana para atendimento médico mais avançado.
Os outros indígenas que estavam na aldeia ficaram sabendo do ocorrido e então se iniciou uma revolta devido a gravidade em que ficou o professor. Os membros da aldeia Ivaí se juntaram e se eslocaram até a aldeia da Serrinha e começaram o conflito. Assim vários indígenas ficaram feridos com arma branca e arma de fogo.
INDÍGENAS DA ALDEIA SÃO EXPULSOS
Durante o conflito, foi ateado fogo em quase 100% das residências que existiam na aldeia. Durante atendimento e prestação de apoio ao hospital municipal, chegou ao conhecimento da equipe que indígenas da aldeia Ivaí teria comprado 600 litros de gasolina no posto Progresso, provavelmente utilizados para atear fogo nas residências e veículos da aldeia Serrinha.
De acordo ainda com o relato, a liderança informou que teriam expulsado todos os moradores da aldeia Serrinha e que esta não existiria mais. Os policiais chegaram a pedir para deslocar até o local do conflito para tirar algumas fotos e fazer algumas filmagens. De imediato, os indígenas acompanharam a equipe até o local do conflito a aguardaram até o fim dos registros. A equipe visualizou aproximadamente 60 casas já queimadas, mas não conseguiu totalizar os veículos queimados.
A PM ainda informou que não totalizou o número de feridos que não receberam atendimento. Mas que fez um levantamento de onde estariam as famílias expulsas da aldeia. Elas estão abrigadas e recebendo atendimento por parte dos moradores e frequentadores do local. Os prefeitos de Manoel Ribas e de Pitanga estiveram no local de acolhimento para prestar apoio aos indígenas desabrigados. A equipe permaneceu no local onde estavam sendo acolhidos os indígenas da Serrinha, até que chegasse outra equipe para prestar apoio na segurança do local.
Leia outras notícias no Portal RSN.