Fotos/Najuá
Da Redação, com Najuá – Edição Bárbara Franco
Presos da Delegacia de Polícia Civil de Irati puseram fogo em colchões e outros objetos das celas, e iniciaram uma rebelião na tarde desta terça feira (30). O tumulto deixou três detentos feridos com queimaduras leves, que foram encaminhados para atendimento médico. A confusão teria iniciado durante uma briga entre alguns presos.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros da cidade foi acionada para conter o fogo. A Polícia Civil e Policiais Militares controlaram a situação.
A Polícia Civil informou que a confusão teve inicio devido ameaças realizadas por detentos que ficam em uma cela nos fundos da cadeia, para outros de uma ala distinta. Foi neste momento que o ambiente ficou tenso e dois presos atearam fogo em colchões.
Os detentos que provocaram o tumulto foram transferidos de celas. De acordo com a delegada Eliete Kovalhuk os envolvidos na confusão receberão sanções disciplinares e será aberto um inquérito policial, devido os danos causados ao prédio da Delegacia de Polícia Civil de Irati.
A Polícia Civil de Irati realizou uma reunião com o prefeito Odilon Burgath para discutir as condições precárias da cadeia pública da cidade. O encontro realizado na manhã dessa terça feira (30), reuniu representantes de várias entidades, como Conselho da Comunidade, Polícia Civil, Polícia Militar, Observatório Social e seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que debateram as alternativas que podem ser tomadas para a construção de uma nova carceragem. A principal preocupação da população é quanto ao fato da Delegacia estar instalada em uma área central da cidade, causando risco aos moradores.