22/08/2023



Saúde

Congresso discute avanços e desafios da saúde pública no Paraná

AEN

Os avanços, desafios e as perspectivas da saúde púbica no Paraná estão em discussão a partir desta quinta-feira (14), no Centro de Convenções de Curitiba. Cerca de 1.100 pessoas participam até sábado (16) do 2º Congresso Paranaense de Saúde Pública, promovido pelo iNesco –Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, órgão articulado junto às universidades, institutos de pesquisa e conselhos para promover o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação em serviços de saúde, em especial os da rede de atenção básica, o SUS. 

Na programação, minicursos, conferências, mesas redondas, painéis e a apresentação de 431 trabalhos científicos voltados à qualificação dos serviços para a melhoria do atendimento e das necessidades da população paranaense. O principal objetivo do evento, segundo o diretor presidente iNesco, João Campos, é contribuir para a expansão e a qualificação da saúde no Paraná, propiciando um espaço de comunicação dos diferentes atores da saúde pública paranaense. “Compartilhar conhecimentos, aprimorar competências e discutir as temáticas prioritárias de saúde do Estado devem configurar ações contínuas”, diz Campos. 

O presidente do Instituto enfatiza que a relação entre pesquisas e serviços que almejam metas semelhantes ajudam a construir um sistema de saúde que possibilite que as pessoas vivam mais e melhor. “Entendemos que as ações na formação e no trabalho em saúde precisam ser realizadas em conjunto e por aqueles que acreditam em uma saúde de qualidade. E este é o papel do iNesco: proporcionar trocas e construções”, completa.

A cerimônia oficial de abertura do congresso será às 18h30 desta quinta-feira, no auditório principal do Centro de Convenções de Curitiba. Homenagem especial a personalidades que contribuíram para os estudos e a construção coletiva da saúde pública paranaense e brasileira também integra a programação da sessão que se encerra com a conferência do professor Marco Aurélio Nogueira, da UNESP, de tema: “O cenário político e atual e os desafios para a saúde pública”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo