Bárbara Franco
Guarapuava – Acabou a especulação. Agora que você já sabe quem são os novos secretários da pasta do prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, confira o currículo dos oito novos secretários que foram anunciados na última segunda feira (06).
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
(Foto: reprodução/arquivo pessoal)
Ari Marcos Bona. Esse é o nome escolhido pelo prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, para chefiar a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava. Ari é técnico em contabilidade, graduado em Filosofia e em Teologia. Foi sacerdote por 25 anos. Coordenou a pastoral da Diocese de Guarapuava por três anos. Durante suas atividades religiosas e administrativas, Ari Marcos sempre primou pelo desenvolvimento social e humano. Construiu parcerias e implantou diversos projetos onde atuou especialmente na área humana, incluindo o desenvolvimento de crianças e adolescentes, adultos, idosos, por meio do esporte, programas de inclusão social e inserção no mercado de trabalho.
SECRETARIA DE POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
(Foto: reprodução/arquivo pessoal)
Esta secretaria será comandada pela contadora e jornalista, Priscila Schran de Lima. A nova secretaria é mestranda em Jornalismo e integrante do Movimento Mulheres da Primavera há mais de oito anos e fez parte da rede de enfrentamento à violência contra mulher de Guarapuava. É idealizadora e responsável pelo projeto Mulheres em Construção. Em 2014, recebeu o diploma de Mulher Cidadã, da Câmara Municipal de Guarapuava, o prêmio de melhor produção nacional pelo projeto Florescer, na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
SECRETARIA DE ESPORTE E RECREAÇÃO
(Foto: reprodução)
O novo secretário de Esportes e Recreação é Pablo de Almeida. Profissional 'self coach', formado pelo Instituto Brasileiro Coach, socorrista profissional, graduado em Educação Física (licenciatura e bacharelado), mestre em Educação Física e doutor em educação. Foi professor da rede estadual de ensino durante quatro anos, docente de cursos de graduação em Educação Física e coordenador de cursos de pós-graduação.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO
(Foto: reprodução)
O secretário de Planejamento é Paulo Dirceu Rosa de Souza, engenheiro civil e também formado em Administração de Empresas. Possui pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho e é auditor do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação. Entre os anos de 1994 e 2001 atuou como engenheiro civil nas prefeituras de Pinhão, Guarapuava, Candói, Foz do Jordão e Cantagalo. Ingressou na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em 2001, atuando em todo região Noroeste e Centro-Sul do Paraná. Atua na regional de Guarapuava desde 2008. Exercia o cargo de coordenador regional da Cohapar.
SECRETARIA DE OBRAS, SERVIÇOS URBANOS E TRÂNSITO
(Foto: arquivo RSN)
O escolhido para chefiar a secretária de Obras foi João Edson de Lima, graduado em Direito e Administração, com pós-graduação em Ciências Econômicas. Trabalhou na Sanepar desde 1984, onde desempenhou várias funções, entre elas gerente de divisão administrativa e financeira. Estava na gerência regional de Guarapuava. É conselheiro do Hospital São Vicente e do Conselho da Cidadania Ética e Justiça de Guarapuava.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
(Foto: reprodução/arquivo pessoal)
Denise Abreu Turco. Advogada e graduada em Letras Português/Inglês. É especialista em gestão pública e mestra em Letras. Conselheira nos Conselhos Municipais do Patrimônio Histórico e de Segurança Alimentar e Nutricional. Tem experiência em gestão pública municipal e há quatro meses já respondia pela secretaria.
PROCURADORIA JURÍDICA
(Foto: reprodução/arquivo pessoal)
Rafael Baroni é formado pela Universidade Estadual do Paraná (UFPR) em Direito, com especialização em Direito Público e Direito Tributário. Tem vasta experiência na área do Direito, como advogado e assessor ministerial por mais de 10 anos. No último ano, exerceu a função de assessor técnico especializado no Prefeitura de Guarapuava.
FUNDAÇÃO PROTEGER
(Foto: reprodução)
Quem ficará à frente da Fundação Proteger será a médica Eliane de Carli. Médica formada pela Universidade Estadual do Paraná (UFPR), especializada em saúde pública, administração hospitalar, pediatria e homeopatia e especialista em mediação familiar. Também é formada em Direito. Tem uma grande história com a promoção e a justiça social. Nos últimos dois anos, foi secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.