*Reportagem com vídeo
A Montanha mais alta do Sul do Brasil está no Paraná e tem 1.877 metros de altura. A trilha é bem longa, levando cerca de 10 horas e meia para subir e descer o Pico Paraná. O clima é úmido, muita lama, precisa ir com sapato adequado para fazer essa trilha. Quase chegando no final da subida do pico ainda tem um paredão vertical com algumas escadas.
No quadro Mochilando de hoje, Diane Fornaciari conta a experiência no local. ” Não sou atleta, não corro mais que 5 km sem parar. Não sou montanhista profissional e a galera que foi comigo também não. No entanto, eu me preparei, caminhei, corri vez ou outra e tive muita força de vontade”.
A trilha que leva ao atrativo possui cerca de 6 a 8 horas de duração e é de dificuldade alta. Embora o trajeto seja sinalizado, é indispensável a companhia de um guia para o passeio. Vale lembrar que antes de chegar ao cume da montanha é preciso praticar escalada.
Vale muito a pena! Registramos toda nossa jornada, especialmente das partes difíceis e perigosas, justamente para ajudar quem nunca foi! Começamos subir às 6h30 e chegamos 16h45, acampamos no cume.
Além de fauna e flora exuberantes, o Pico Paraná também proporciona paisagens únicas aos viajantes. O nascer do sol no local é a ocasião preferida de muitos aventureiros e rende sempre ótimos registros. Vale lembrar, que para admirar esse momento é preciso acampar na Região e iniciar a trilha cedo.
Leia outras notícias no Portal RSN.