Guarapuava conta agora com dois conselhos tutelares. Os cinco e sete suplentes que irão compor o Polo II de atendimento do Conselho Tutelar foram empossados nesta segunda (28) em solenidade que contou com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, do presidente da Câmara de Vereadores, Edony Klüber, do secretário de Assistência Social, Abraham Virmond Haick, vereadores, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e membros do Conselho Tutelar.
“É um momento muito importante para Guarapuava. Com a formação desse segundo pólo, estamos oferecendo uma cobertura mais próxima para aqueles que necessitam, ampliando os serviços necessários no município em relação a esse cuidado com o direito da criança e do adolescente. Pretendemos provocar um envolvimento maior do Conselho Tutelar com a Rede Municipal de Ensino para combater os casos de evasão escolar”, disse o prefeito.
A presidente do Conselho Tutelar de Guarapuava, Adriana Fátima de Campos, destaca a necessidade da criação do novo polo devido à alta demanda no município. “A nossa perspectiva é somar forças e dividir o trabalho para atender melhor a população diretamente nas escolas, nas instituições que aqui precisam de nossa ajuda num caráter mais preventivo do que ‘apagador de incêndios’, como vinha acontecendo até agora pelo grande número de atendimentos. Em 2014, já registramos mais de 4 mil atendimentos”, reforça Adriana.
De acordo com vice-presidente do Comdica (Conselho Municipal da Criança e do adolescente) ,Luiz Carlos dos Santos, a formação dessa nova equipe do Conselho é resultado do esforço de todos os envolvidos. “Temos que agradecer ao empenho do Poder Executivo e do Poder Judiciário na concretização do Polo II. Isso demonstra a preocupação com os mais novos. Os conselheiros são a linha de frente na luta pelos direitos das crianças, mas precisamos do trabalho conjunto com a população. É preciso que a comunidade não se cale e denuncie os casos de abuso”, completa.
A constituição desse segundo polo é uma demanda já antiga, comentou o secretário de Assistência Social, Abraham Haick. “Com a posse desses cinco novos conselheiros, a população terá a quantidade adequada ao número de habitantes que necessitam desses serviços. A política de assistência social é uma das prioridades dessa administração, e é o que tem acontecido”, enfatiza.
Conselheiros: Ana Paula Bilek, Carina Silva, Edilson Gasparello, Maria Salete Brusczminski, Viviane Maria Padilha
Suplentes: Jaury Rodrigues de Oliveiro Junior, João Carlos Pacheco, Jucimara Garcia, Márcio Maurílio da Cruz, Rita de Cássia Tossolini, Sílvia Maria Carvalho, Wellington Moreira de Filho