22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Conselheiros tutelares serão eleitos em outubro em Guarapuava

Eleições marcadas para o dia 6 de outubro elegem 10 candidatos para conselheiro e outros 10 para suplente

child-865116_960_720

Candidatos podem fazer campanha até dia 5 de outubro (Foto: Reprodução/Pixabay)

Eleições marcadas para o dia 6 de outubro elegem 10 candidatos para conselheiro e outros 10 para suplente, com mandato válido entre 2020 e 2023 para o Conselho Tutelar em Guarapuava. A eleição é promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Conforme a assessoria, 30 candidatos já tiveram os números definidos e podem fazer campanha até o dia 5 de outubro. Segundo o conselheiro do Comdica, Márcio Anderson Miqueta, o papel do conselheiro tutelar é de grande importância para a sociedade.

A principal função é a de zelar pela proteção e garantia. Agindo sempre que os direitos da criança e do adolescente forem ameaçados ou efetivamente violados pela sociedade, Estado, pais e/ou responsáveis em razão da sua própria conduta. Representam a sociedade na proteção e na garantia desses direitos, contra qualquer ação ou omissão dos envolvidos.

VOTAÇÃO

A votação é aberta à população e cada eleitor deve escolher apenas um candidato. Para votar é necessário apresentar o título de eleitor e, obrigatoriamente, um documento com foto. Estão aptos a votar todos os cidadãos que estiverem em dia com a Justiça Eleitoral.

Além disso, os eleitores devem ficar atentos aos pontos de votação para participar do processo unificado de escolha que ocorrerá em todas as cidades brasileiras. Entretanto, em Guarapuava, a lista com os locais de votação ainda não foi definida.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo