Por Cristina Esteche
Os projetos para a implantação dos cursos de Medicina e Direito na Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) já estão aprovados pelo Conselho Universitário (Cou) da Universidade. O curso de Medicina está previsto para funcionar no campus Cedeteg e o Direito no campus Santa Cruz, ambos em Guarapuava. A notícia foi dada pelo reitor da Unicentro, Aldo Bona, à Rede Sul de Notícias nesta quarta (16). “Estamos debatendo a implantação desses dois novos cursos com o governador Beto Richa já há algum tempo e está tudo certo. O anúncio oficial deverá ser feito pelo próprio governador”.
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social da Instituição, a implantação dos cursos de Direito e Medicina pela Unicentro é uma reivindicação antiga das comunidades de Guarapuava e das regiões Centro-Sul e Centro-Oeste paranaenses. Desde 2012, por exemplo, a Universidade Estadual do Centro-Oeste tem equipes trabalhando na elaboração das propostas de cada um deles e, no caso do de Medicina, essa elaboração se deu concomitantemente à formatação da proposta de implantação do Hospital Regional, cujos processos e comissão foram liderados pela universidade.
Segundo a Coordenadoria, com a aprovação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Direito e Medicina, a Unicentro passará a atuar na busca de autorização para implantação das graduações, preparando processos para trâmite junto as instâncias do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), bem como junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no caso do curso de Direito, e ao Conselho Nacional de Saúde, no que diz respeito à medicina.
De acordo com Aldo Bona, a previsão é que ambos os cursos entrem em funcionamento a partir de 2016. “Essa é mais uma resposta da universidade aos anseios de nossa comunidade que, há anos, reivindica estes cursos. Esperamos obter, agora, o apoio da comunidade para que a força do conjunto faça gerar a necessária vontade política de autorizar o funcionamento dos mesmos”, comenta Bona. O reitor lembra, ainda, que outros projetos já foram aprovados pelo Conselho Universitário no final do ano passado, como o do curso de Engenharia Civil, a ser ofertado no campus de Irati, no intuito de fazer cumprir o plano de expansão constante no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).