O Conselho Popular de Guarapuava requereu ao Ministério Público medidas judiciais improbidade administrativa contra o prefeito Fernando Ribas Carli pela ineficiência na aplicação de recursos públicos no valor de R$ 731.478,65. Esse recurso foi liberado pelo Ministério do Turismo para a construção do Centro de Eventos e Apoio ao Turismo, construído na margem da rodovia BR 277, Km 340. De acordo com presidente do Conselho Popular Marcio de Sequeira, desde a conclusão da obra em 2006, o prédio está abandonado com suas 32 salas fechadas e agora apresenta-se deteriorado, não foi utilizado para fins turísticos ou para qualquer outra finalidade, ensejando aplicação ineficiente dos recursos públicos. O documento foi protocolado no dia 20 de junho de 2012 e direcionado ao promotor Leandro Antunes Meireles Machado, da 7ª. promotoria. A REDE SUL DE NOTÍCIAS tentou contato com a Prefeitura, mas não obteve retorno.
Algumas vezes o prefeito anunciou a utilização do prédio: primeiro no início do projeto e depois em 16 de abril de 2008, conforme divulgação na imprensa, porém nada foi concretizado. Recentemente, em fevereiro de 2012, anunciou num jornal da cidade que a utilização do prédio somente acontecerá em dezembro próximo, quando terminará o segundo mandato consecutivo. “O prefeito informou, porém, que apenas uma ou duas salas serão usadas para finalidades turísticas previstas, porém as demais salas continuarão sem uso perto de 7 anos após a conclusão do prédio”, observa Sequeira.
O Centro de Apoio ao Turismo pauta entrevistas do prefeito desde o início do seu segundo mandato em 2004, mas o funcionamento do local ainda não aconteceu. Em matéria postado no site oficial da Prefeitura em 16 de abril de 2008 com o título “Centro de Apoio ao Turismo e Jardim Botânico serão atrativos na 277” mostrava Carli acompanhando o andamento das obras do Centro de Eventos e Apoio ao Turismo e o Jardim Botânico. Foi quando as obras de pavimentação asfáltica do acesso ao local estavam sendo finalizadas. Segundo a assessoria da Prefeitura, o projeto tem um forte apelo turístico, já que Guarapuava encontra-se numa região estratégica do Paraná, rota de passagem de muitos viajantes, pela facilidade de acesso a todos os pontos do Estado. A matéria diz ainda que o Centro de Eventos e Apoio ao Turismo, construído na área do Parque das Araucárias, será fortalecido com o Jardim Botânico, que também já tem suas obras iniciadas e contará com uma estufa de flores e plantas ornamentais. Além do atrativo da beleza das plantas e paisagem, o local será um ponto de apoio turístico com farmácia, agências bancárias e empresas do ramo de alimentação, além da comercialização de produtos agrícolas, agroindustrializados e artesanatos.
No Portal da Transparência da Prefeitura consta detalhes do convênio assinado.
Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Guarapuava:
Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI: 526497 Saiba como obter informações adicionais, denunciar irregularidades ou comunicar inconsistência de dados
Situação: Concluído
Nº Original: CR.NR.0174347-35
Objeto do Convênio: CONSTRUÇÃO DE CENTRO DE EVENTOS AUTORIZADO PELO OFÍCIO MTUR N 0179 2005
Orgão Superior: MINISTERIO DO TURISMO
Concedente: CEF/MINISTERIO DO TURISMO/MTUR
Convenente: GUARAPUAVA PREFEITURA MUNICIPAL
Valor Convênio: 600.000,00
Valor Liberado: 600.000,00
Publicação: 27/09/2005
Início da Vigência: 23/09/2005
Fim da Vigência: 23/08/2008
Valor Contrapartida: 131.478,65
Data Última Liberação: 28/12/2005
Valor Última Liberação: 600.000,00