*Reportagem com vídeo
“Foi de sexta pra sábado e hoje de novo. Foi água ‘pra lá de volta’ por causa do problema. Não é fácil. Hoje tive que ‘tá’ no meio da água de novo, fazendo umas valetas pra ver se combatia um pouco a água e não inundava minha casa de novo”. Enquanto muitos comemoravam a chegada do novo ano, a família desse senhor que prefere não ter o nome divulgado lutava contra um alagamento no bairro Vila Carli, próximo ao campus Cedeteg da Unicentro.
De acordo com o homem, a casa dele e de mais um vizinho sofreram danos. O motivo dos alagamentos é a construção irregular de um barracão sob os bueiros da rua. Ele contou ao Portal RSN que a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) já foi informada sobre o problema, no entanto ainda não houve tomada de atitude para a solução do problema.
O cara construiu um barracão em cima de um bueiro, em um lugar que não pode! Construiu sem ordem e sem autorização. Trancou a saída da água nas galerias pluviais, que saia pro córrego em direção ao rio. Já foi avisado a Surg, ‘ta’ faltando eles resolverem só. Inundou a minha casa e de um vizinho que tem umas meninas doente. Agora mesmo eu ‘tava’ no meio da chuva, cavoucando valeta pra não encher de água minha casa de novo. Sexta pra sábado encheu de barro minha casa, quase estragou minhas coisas. Sorte que meus dois netos não estavam lá.
Como há previsão de chuva para a semana toda em Guarapuava, a alternativa em que os moradores estão tomando para minimizar os danos nas residências é a abertura de valas para mudar a direção do escoamento da água.
Tive que fazer umas valetas pra ver se a água garrava outro rumo, por que ia encher minha casa de água de volta.
Leia outras notícias no Portal RSN.