22/08/2023
Geral

Consumo de água aumentou em 40% nos últimos dias em Guarapuava

Um acompanhamento de hora em hora realizado pela Sanepar em Guarapuava mostra que nos últimos dias o guarapuavano está consumindo água até 40% acima do normal. O pico registrado ontem, segunda-feira (10) foi de 1800 metros cúbicos de água por hora contra 1500 mil metros cúbicos/ hora em outros dias, segundo informou o chefe do Escritório Regional da Sanepar, João Edson de Lima à REDE SUL DE NOTICIAS.

Com a temperatura mais amena com os termômetros registrando 29 graus C na manhã desta terça-feira, o consumo voltou ao normal. “Até às 10 horas registramos 1500 metros cúbicos de água/ hora de consumo”, diz João Edson. Já na manhã de ontem, o consumo aumento em 40%. “Foi um absurdo”, avaliou a Assessoria de Comunicação Social da Sanepar em Curitiba. Esse mesmo percentual foi registrado de sexta-feira a domingo.

De acordo com João Edson, o volume de água na bacia de captação do Rio das Pedras, está com o nível de 90 centímetros, portanto, não compromete o abastecimento. “Temos um a régua que mede o nível da bacia de captação e o nível está muito bom, já que a média é entre 60 e 70 centímetros, não baixando disso. Portanto, estamos com capacidade superior. Existe uma barragem natural de pedras que mantém o nível não baixando de 60 centímetros”, tranquiliza o gerente regional. “O que as pessoas precisam fazer é usar a água racionalmente para evitar o desabastecimento”, alerta.

Segundo a Sanepar, o equipamento que estava comprometido e que reduziu o abastecimento na semana passada já foi recuperado. João Edson de Lima também esclarece boatos que circulam pela cidade. “Estão falando que a qualidade da água está comprometida o que não é verdade. A água pode ser consumida normalmente”, garante.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Após falta de água, abastecimento volta ao normal em Guarapuava

Sanepar pede que consumo seja reduzido; guarapuavano aumenta o gasto de água

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.