22/08/2023
Cotidiano Economia Em Alta

Conta de luz terá bandeira verde em janeiro de 2026

Aneel confirma que não haverá custo extra na fatura de energia no primeiro mês do ano. Nível dos reservatórios garantiu a medida

Conta de energia (Foto: Energisa)

O ano de 2026 começará com uma boa notícia para o orçamento das famílias. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária verde será aplicada em janeiro. O que significa que não haverá cobrança de taxa extra na conta de luz.

A decisão reflete a melhoria nas condições de geração de energia no país. Embora o período chuvoso tenha começado com índices abaixo da média, o volume de chuvas registrado em novembro e dezembro foi suficiente para manter o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

QUEDA GRADUAL NO PREÇO

O consumidor já vem sentindo uma redução nos custos extras. Em dezembro, a bandeira passou de vermelha patamar 1 para amarela, o que já havia reduzido a taxa de R$ 4,46 para R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Agora, com a bandeira verde, esse adicional deixa de existir totalmente.

Conforme o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde indica um cenário de segurança no sistema. Isso ocorre porque não há necessidade de acionar intensivamente as usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes por utilizarem combustíveis fósseis.

“Apesar da crescente participação de fontes como solar e eólica, a geração hidrelétrica segue como a base do sistema nacional.”

ENTENDA AS BANDEIRAS

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um sinalizador do custo real da energia.

Verde: Condições favoráveis de geração (sem acréscimo);
Amarela e Vermelha: Indicam que a energia está mais cara devido à seca, exigindo o uso de termelétricas e gerando taxas extras na fatura.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.