Da Redação, com assessoria
Os contabilistas e empresários de Candói se reuniram na tarde desta quinta-feira (05) na sala de reuniões da Prefeitura de Candói para um treinamento sobre a implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O analista de informática Hiago Bijega, da Equiplano, de Curitiba, fez uma breve explanação sobre como irá funcionar a emissão das notas, a partir de agora, no município. Os escritórios de contabilidade e as empresas tem até o dia 5 de maio para se adequarem.
O prefeito Gelson Costa (PT) lembra que esta iniciativa faz parte de um trabalho que já dura dois anos, até a publicação da lei 1.268/2014, que regulamenta a emissão da NFS-e. A iniciativa é da Secretaria de Finanças, por meio da secretária da pasta, Leila Morandi, e em parceria com o Departamento de Tributação e a Assessoria Jurídica. “Esta é uma medida que só vem a contribuir com a gestão do município”, comenta Gelson.
De acordo com o analista Hiago, o município de Candói está saindo na frente. “É uma vantagem porque existe uma lei federal em trâmite obrigando a emissão da NFS-e que, se não me engano, já vale em grandes centros, mas que logo deverá vigorar em todo o país. Com isso, Candói já estará preparada para se adequar a esta lei. Já sai na frente, ganha tempo”, disse o analista logo após o treinamento.
Ainda segundo Hiago, que trabalha na área há muitos anos, a expectativa é de que a arrecadação dos cofres públicos aumente em cerca de 20%. “Os empresários que já fazem certo, não muda nada. Agora quem fazia errado, não terá mais como sonegar porque não vai mais existir o bloco de papel. Ficará mais difícil para sonegar impostos. A NFS-e oferece um avanço tecnológico, pois a emissão pode ser feita de qualquer plataforma da web”, adianta.
Dari Marcondes Pereira, da Organização Contábil Candói, considera esta uma “iniciativa louvável para todas as partes, sejam contabilistas, sejam consumidores ou para o município. Só vem para contribuir com a gestão pública”.Clodoaldo Lejanoski, da Impacto Contábil, saiu do treinamento muito satisfeito. Ele disse que considera um grande avanço para o município. “Com certeza vai melhorar muito”, comentou.
Sala do Empreendedor
Os microempreendedores individuais (MEIs) que precisarem de auxílio poderão procurar a Sala do Empreendedor, anexa à Secretaria de Indústria e Comércio. “Este é um avanço importante que auxilia o dia a dia das empresas. Por meio da tecnologia, os trabalhos serão facilitados para ambos os setores, tanto as empresas como o setor público”, diz o secretário Sérgio Vargas.
Mais informações sobre a implantação da NFS-e, é só entrar em contato com o Departamento de Tributação (42) 3638-8029 ou a Sala do Empreendedor (42) 3638-1813.