Contemplados com o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) já podem fazer empréstimo consignado em 12 bancos autorizados. De acordo com a lei que liberou as operações, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão fazer empréstimos de até 40% do repasse permanente de R$ 400 do programa. Dessa forma, eles poderão descontar até R$ 160 mensais, num prazo máximo de 24 meses.
Conforme a Agência Brasil, os juros máximos são de 3,5% ao mês. Porém, cada instituição financeira pode adotar taxas menores, dependendo da negociação com o tomador do empréstimo. O crédito consignado trata-se de um empréstimo concedido pelas instituições financeiras com desconto automático das parcelas em folha de pagamento do salário ou benefício.
INSTITUIÇÕES HABILITADAS
As instituições financeiras habilitadas junto ao Ministério da Cidadania são: Caixa, Banco Agibank, Banco Crefisa e Banco Daycoval. Bem como, Banco Pan, Banco Safra, Capital Consig Sociedade de Crédito Direto.
Além do Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento, Pintos S/A Créditos e QI Sociedade de Crédito Direto. Por fim, Valor Sociedade de Crédito Direto e Zema Crédito, Financiamento e Investimento.
De acordo com o Ministério da Cidadania, os responsáveis familiares contemplados pelo Auxílio Brasil e titulares do BPC poderão fazer o empréstimo consignado diretamente nos bancos autorizados. “É aconselhado que cada responsável familiar entre em contato com os bancos para verificar a melhor proposta”.
Os valores serão depositados pela instituição financeira na mesma conta onde é feito o pagamento do benefício, em até dois dias úteis após a contratação do empréstimo.
Leia outras notícias no Portal RSN.