O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) começou os trabalhos com maquinário pesado nas obras de estabilização de taludes no trecho da PRC-466 em União da Vitória. Os primeiros meses da obra, iniciada no final do ano passado, foram para remoção de interferências e ajustes do local.
Conforme o DER, também houve a transferência de postes de iluminação e energia elétrica. Com o fim dos serviços, começou a implantação do canteiro de obras e a limpeza da camada vegetal através de escavadeira.
De acordo com o DER, a estabilização de talude vai resolver um problema recorrente de queda de rochas em dias chuvosos. Isso ocorre nas proximidades da Ponte Manoel Ribas. A obra atinge mais de 60 mil moradores da Região, além dos condutores que trafegam pela PRC-466. A extensão das obras conta com aproximadamente 400 metros.
Para adequação do paredão rochoso, haverá detonações e escavações até que o local se transforme em um talude com inclinação segura. Há a previsão de duas banquetas e uma proteção com concreto projetado sobre tela na base.
CUSTO É DE R$ 4,2 MILHÕES
Conforme o DER, haverá o deslocamento de segmento da PRC-466 em cerca de cinco metros. Essa ação vai gerar uma distância maior para o Rio Iguaçu, o que vai aumentar a segurança da pista nas épocas de cheia do rio. O Governo do Paraná está investindo R$ 4,2 milhões nas obras e a conclusão está prevista para o início do segundo semestre deste ano.
Entre a rodovia e o Rio Iguaçu serão implantados muros de gabiões, associados a valetas de concreto e descidas d’água. Para a solução da drenagem, serão construídas sarjetas em concreto no pé do talude na banqueta, conectadas à caixa coletora e bueiro, valetas de proteção e drenos longitudinais em solo e rocha.
Leia outras notícias no Portal RSN.