Desde segunda-feira, vários estados brasileiros iniciaram a primeira etapa da vacinação contra a gripe A. O médico Fernando Pedrotti, chefe do Departamento Epidemiológico de Guarapuava, falou na tarde desta terça-feira com a REDE SUL sobre os primeiros dias de vacinação na cidade.
Segundo Pedrotti, neste primeiro momento, apenas os profissionais de saúde estão sendo imunizados, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. “Temos 10 agentes que estão visitando hospitais, e unidades de saúde municipal para aplicar as vacinas, mas a partir de amanhã, esse efetivo irá aumentar para 30 pessoas”. Além destes agentes, Pedrotti disse que acadêmicos do 4º ano de enfermagem da Unicentro e também da Faculdade Guairacá estão ajudando no trabalho.
Nesta primeira etapa, que segue até 19 de março, serão vacinados apenas os profissionais da área da saúde que atendem o público, num total de 1727 pessoas na cidade de Guarapuava.
A segunda etapa da campanha, que será entre 22 de março a 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos e crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses).
As mulheres que engravidarem após esse período, deverão procurar um posto de saúde até o final da campanha e terão vacina garantida. Já as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão a outra meia dose.
A terceira etapa de vacinação, que vai de 5 a 23 de abril, imunizará adultos de 20 a 29 anos. A etapa seguinte, de 24 de abril a 7 de maio, coincidirá com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, o foco da campanha serão os idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas (Obesidade grau 3, portadores de doença respiratória crônica desde a infância, como fibrose cística, displasia broncopulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença neuromuscular, com comprometimento da função respiratória, como por exemplo a distrofia muscular, diabetes, cardiopatas, portadores de imunodeficiência).
A quinta e última etapa será de 10 a 21 de maio, com a vacinação entre a população adulta de 30 a 39 anos.