Da Redação
Guarapuava – Continuam abertas as inscrições para as famílias interessadas em participar do programa Família Acolhedora. O programa, que é uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o Poder Judiciário, tem como objetivo auxiliar crianças e adolescentes que são afastados temporariamente do convívio familiar de origem. Ele foi lançado oficialmente no dia 11 de maio na cidade, e cadastra e capacita famílias da comunidade para receber em suas casas, por período determinado, crianças, adolescentes ou irmãos em situação de risco pessoal e social.
Para participar, é preciso ter no mínimo 21 anos, sem restrição ao sexo e estado civil, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção, residir no mínimo há 1 ano em Guarapuava, participar do processo de habilitação e das atividades do serviço e parecer psicossocial favorável, expedido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. A seleção das famílias inscritas será feita através do estudo e análise de documentação. As famílias selecionadas assinarão um termo de adesão que será homologado pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude.
Cinco famílias, a princípio, serão selecionadas em Guarapuava. A intenção é aumentar esse número gradativamente, conforme a demanda. Os interessados devem procurar a Fundação Proteger para mais informações sobre o cadastro e a inscrição.