22/08/2023



Política

Continuam projetos para mudança de nomes em locais públicos de Guarapuava

Da Redação

A Câmara dos Vereadores de Guarapuava continua recebendo Projetos de Lei que pretendem mudar nomes ou denominar locais públicos da cidade. O mais recente foi proposto por Rodrigo Crema (PMDB), que previa, no projeto nº 4/2015, a denominação da nova Praça Esportiva de Guarapuava como Altair Buhrer Macedo. A praça será construída no terreno onde antes era o Ginásio do Trianon, que foi danificado pela neve em 2013, e que já possuía o nome de Altair.

A Comissão de Justiça e Redação já demonstrou parecer contrário ao projeto, que não entrará em votação na casa. Para os vereadores Elcio José Melhem (PP), Milton de Lacerda Roseira (PSDB) e Elias Rodovanski (Solidariedade), que compõe a comissão, o projeto de Crema não apresenta condições constitucionais e legais para ser apreciado na Casa.

Em votação simbólica, os três membros da comissão foram contrários ao projeto de lei.

CASO RECENTE
No último dia 30, um Projeto de Lei de autoria da bancada católica na Câmara de Vereadores, assinado por Nerci Guiné e Mario Scheidt, ambos do PHS, gerou uma discussão na Câmara dos Vereadores. O projeto de lei previa a mudança do nome de uma das ruas do bairro São Cristóvão, de Guimarães Rosa para Santa Tereza de Jesus.

Na ocasião, o líder da oposição, Elcio Melhem (PP), saiu em defesa da permanência da homenagem a um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Os debates se seguiram e o petista Geraldo Pacheco Barbosa protagonizou a polêmica do debate ao dizer que votaria favorável ao projeto de Nerci e Mario em homenagem à cadelinha Baleia, personagem do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo