A chegada das festas de fim de ano, traz também uma esperança para quem procura uma vaga de trabalho. As vagas temporárias movimentam a economia. Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o fim de ano será responsável por impulsionar o setor financeiro que acabou prejudicado pela pandemia. E a estimativa é que mais de 94 mil trabalhadores sejam contratados.
Por outro lado, a pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP) aponta que os comerciantes do Estado estão cautelosos com as admissões desta época. Só 24% informaram que abrirão vagas. Os outros 76% pelo menos até agora, não pretendem contratar.
Apesar de não ter um número definido, a expectativa em Guarapuava é positiva. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), com o cenário pandêmico mais favorável, as empresas esperam a retomada. Conforme o presidente comercial da Acig, Luciano Chiott, o fim de ano cria uma demanda grande nos atendimentos. Principalmente, no setor de comércio com a Black Friday e o Natal.
Ou seja, é comum esse tipo de contratação acontecer todos os anos. Mas neste momento que estamos falando sobre retomada, deve ser ainda mais importante. Esse cenário positivo possibilita uma necessidade de recompor o quadro funcional reduzido durante a pandemia. Afinal, foi a única alternativa para algumas empresas neste período.
Para os comerciantes isso só é possível graças ao avanço da vacinação e a flexibilização das medidas. Ainda segundo a Acig, os consumidores se sentem mais seguros, e a economia também. Marcelo Carlos Gomes é gerente de um estabelecimento de material escolar. E já está sentindo a mudança no comércio, em comparação a 2020. Para ele, o momento traz um benefício de mão dupla, para trabalhadores e empresas.
Em 2021, acredito que será ainda mais importante já que todas as empresas vem de um ano bastante difícil em virtude da pandemia. Acredito que aqui iremos contratar no mínimo cinco pessoas. Pois nos ajuda a suprimir a alta da demanda das vendas de final de ano.
Nesse sentido, aqueles que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho podem começar a entrega de currículos. Conforme a CNC, os maiores volumes de contratações devem acontecer nos ramos de vestuário e de hiper e supermercados. Além disso, em relação às profissões, a Confederação estima que oito em cada 10 vagas criadas devem ser preenchidas por vendedores e operadores de caixa.
Para quem está à procura de uma vaga temporária, a pesquisa pode ser feita de forma on-line e de graça pelo site do Sistema Nacional de Emprego (Sine), coordenado pelo Governo Federal. O candidato pode se candidatar no link. Se preferir baixe o aplicativo, clicando aqui.
(*Com informações do G1 e Bem Paraná)
Leia outras notícias no Portal RSN.