Os contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda para entidades sem fins lucrativos em Guarapuava. Os valores podem ser destinados aos fundos municipais da Infância e Adolescência (FIA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI).
A declaração do IR costuma ocorrer no primeiro semestre do ano, geralmente em março e abril. E para o próximo ano, os contribuintes podem destinar parte do valor para instituições. Conforme a secretária executiva dos conselhos, Jeane Ramos Silvério Garcia, o município tem várias entidades que executam serviços socioassistenciais com excelência.
A vantagem de se fazer essa destinação é que o cidadão tem a oportunidade de acompanhar onde está investindo. Todas essas entidades estão inscritas nos conselhos e com seus projetos descritos no site da prefeitura. A escolha para qual fundo quer doar é do contribuinte.
Assim, pessoas físicas podem destinar de duas formas: ao destinar até 6% do IR devido durante o ano base, o depósito deve ocorrer até o último dia útil de dezembro, desde que seja em espécie. Isso porque, se for em cheque terá que ser depositado 48h antes, devido ao tempo de compensação.
O valor deve ser projetado baseado nos rendimentos e enquadramentos da tabela do Imposto de Renda, e declarado no ano subsequente. Na segunda forma, se destinar até 3% no ato da Declaração de Ajuste Anual referente ao ano base. Enfim, para pessoas jurídicas podem destinar até 1%, excluído o adicional, sob a forma de contribuição aos fundos.
ENTIDADE
Para destinar parte do Imposto de Renda direcionada especificamente para uma entidade ou projeto voltado para a área da criança e adolescente, o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Guarapuava. Em seguida, na aba Banco de Projetos deve escolher para qual projeto deseja fazer a destinação.
Já se o intuito for destinar parte do Imposto de Renda especificamente para a área da Pessoa Idosa, o contribuinte deve acessar a aba CMDPI e deve escolher para qual projeto deseja destinar. Dessa forma, na mesma aba está disponibilizada a guia específica para o recolhimento.
O contribuinte ainda tem a opção de destinar parte do Imposto de Renda sem direcionar especificamente para uma entidade ou projeto, usando a metodologia de destinação tradicional, sem nenhuma indicação. Dessa forma o valor será aberto Chamamento Público para acesso das entidades. Recolhimento via Declaração de Ajuste Anual, o sistema específico do IRPF ou IRPJ vai gerar guias específicas.
Por fim, para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria Executiva dos Conselhos pelo telefone (42) 3142-0530 ou na rua Guaíra, 3074, Centro, anexo à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Leia outras notícias no Portal RSN.