Por Cristina Esteche
“Conversamos com os deputados sérios do partido, com quem manda na bancada do PMDB e está tudo muito tranquilo”. A afirmação foi feita por Maurício Requião Filho, filho do senador e candidato ao Governo do Paraná, Roberto Requião à Rede Sul de Notícias durante a sua passagem por Guarapuava nesta quinta (10), junto com o ex chefe de Relações Internacionais da vice presidência do Brasil, Rodrigo Rocha Loures.
Requião Filho se refere aos 11 deputados do PMDB que defenderam a coligação com o PSDB do governador e candidato à reeleição Beto Richa. “Conversamos com o Valdir Pugliesi, com o Nereu Moura, com o Jonas Guimarães e outros. Eles entenderam que perderam a convenção, que a base quis a candidatura própria e que estiveram contrários a isso tudo vão perder o interior. Se fossem fortes teriam ganho a convenção”. De acordo com Requião Filho, que é candidato a deputado estadual, os parlamentares que ficarem neutros em relação à candidatura majoritária, não vão ter coragem de subir em outro palanque. “Não vão ter coragem e nem discurso”, sentencia.
Segundo o candidato, a redação mal feita da ata do último encontro da cúpula peemedebista com os candidatos deu margem à má interpretação da resolução do partido. “O que foi divulgado na mídia estadual não traduz o que foi decidido, mas pedimos uma orientação à executiva nacional sobre o assunto e ainda estamos aguardando esse parecer”.
De acordo com o deputado Artagão Filho, em entrevista à Rede Sul de Notícias nesta quinta, fica permitida a participação de candidato em eventos que tenham propagandas de outro candidato ao governo, que não do PMDB, desde que haja um convite e que o participante não se pronuncie. “É mais ou menos isso”, diz Requião Filho. Leia: Resolução do PMDB limita apoio de deputados ao governo
“Mas o candidato do PMDB que subir num palanque com propaganda com Beto Richa que apoia o Aécio Neves para a presidência, por exemplo, não precisa nem ser expulso do PMDB, porque não vai ser eleito. O eleitor não tolera mais esse tipo de coisa”, diz.