22/08/2023

Coral da UFPR volta ao palco no Guaíra

Uma dica para quem está ou vai a Curitiba é assistir o Coro da Universidade Federal do Paraná que está de voltavolta ao palco para apresentar mais uma temporada, nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), às 20h30, sob a regência do maestro Álvaro Nadolny.
As apresentações serão realizadas no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná, na Avenida João Gualberto, 250 – Alto da Glória (ao lado do Passeio Público).
No dia 14 (quinta-feira) haverá um ensaio aberto no mesmo local e horário (20h30). A entrada é franca para todos os dias.
O repertório é composto com obras do compositor alemão, Johannes Brahms(1833-1897) e segue o cronograma:
Coro da UFPR “
1) Der Bräutigam”,
2) “Fragen”
3) Märznacht”;
Grupo Elas (Sopranos: Isabel Gabiatti, Bruna Vieira. Mezzo sopranos: Magda Fidelis de Lima e Simone Frank Fontana. Piano: Karina Ferrer Gineste da Silva.
4) Gesang aus Fingal.
5) Die Mainacht -Tenor: Rodrigo Costa. Piano: Hermes Drechsel.
6) Gesang der Parzen.
7) Weg der Liebe: Soprano: Isabel Gabiatti. Mezzo soprano: Magda Fidelis de Lima. Piano: Karina Ferrer Gineste da Silva.
8) Schicksalslied.
9) Rhapsodia para Alto -Solistas: Daniele Franco, Magda Fidelis de Lima.
10) Begräbnisgesang

Johannes Brahms:
O compositor alemão Johannes Brahms, nasceu em 1833, século XIX, em 7 de maio de 1833, em Hamburgo e faleceu em Viena no dia 3 de abril de 1897.
Brahms dedicou-se a todas as formas, exceto balé e ópera, que não lhe interessavam – seu domínio era realmente a música pura, onde reinou absoluto em seu tempo.
Foi um grande compositor de canções. Numericamente, os lieder (canções) formam a maior parte da sua obra. Entre os ciclos mais conhecidos encontram-se Romanzen aus Magelone e as Quatro Canções Sérias.
Na música coral de Brahms foi um compositor muito produtivo. Como herdeiro de Bach e da tradição protestante alemã, baseou a maioria de seus motetos em textos da tradução de Lutero da Bíblia infundindo às obras uma grande dose expressiva e emocional): “Es ist das Heil uns kommen her” e “Aus dem”, (Salmo 51), que são composições referenciadas nos Salmos bíblicos e foram escritos entre 1859 e 1860.
“Gesang der Parzen, op. 89” (Canto das Parcas), que é inspirada nas Senhoras do Destino da Mitologia Grega; “Gesang aus Fingal, op. 17” , escrito para o coro feminino com base na mitologia Celta; “Begräbnisgesang ,op. 13”, sua famosa canção fúnebre. Uma obra-prima, trágica e esperançosa. Foi escrita em 1858, dois anos após a morte de Robert Schumann. É um trabalho incomum e foi uma das primeiras obras publicadas para coro, junto com o contemporâneo Ave Maria, Op. 12.
Serviço: Concerto do Coro da UFPR. Dias 14 (ensaio aberto),15 e 16 às 20h30. Entrada franca. Local: Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná (Avenida João Gualberto, 250 – Alto da Glória (ao lado do Passeio Público).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.