Da Redação, com Agência Brasil
Pyongan – A Coreia do Norte anunciou nesta terça (04) em sua TV estatal, que lançou com êxito pela primeira vez um míssil balístico intercontinental (ICBM), que atingiu o mar do Japão. A informação é da Agência Télam.
O Exército norte-coreano disparou o projétil às 9h40 do horário sul-coreano (21h40 de ontem em Brasília), a partir da base aérea de Panghyon, na província de Pyongan do Norte. A informação foi confirmada por Seul e Tóquio.
Horas depois, o anúncio lido na emissora KCTV pela locutora encarregada das notícias mais importantes para o regime, Ri Chun-hee, indicou que se trata de um ICBM batizado Hwasong-14. O míssil alcançou altura máxima de 2.802 quilômetros (km) e percorreu 933 km em 39 minutos.
"A República Popular Democrática da Coreia [nome oficial do país] se converteu em um importante poder nuclear com o ICBM mais poderoso, capaz de atacar qualquer parte do mundo", afirmou a apresentadora.
Se confirmado, o ensaio suporia um avanço importante no programa armamentista norte-coreano. O líder do regime norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou, no princípio do ano, que pretende desenvolver mísseis ICBM (projéteis que chegam de percorrer mais de 5,5 mil quilômetros) capazes de carregar bombas nucleares.
O Ministério da Defesa Russo declarou que o míssil não tem alcance intercontinental. "Os parâmetros de voo correspondem ao de um míssil de alcance médio, e não intercontinental", afirmou a pasta em comunicado. "O projétil se elevou a uma altura de 535 km, percorreu 510 km e caiu na parte central do mar do Japão", acrescentou o texto.