O Exército da Coréia do Norte está preparado para atacar os Estados Unidos, a ilha de Guam e o arquipélago do Havaí, territórios norte-americanos no Pacífico. A informação veio através da imprensa oficial norte-coreana nesta terça-feira (26).
De acordo com a Agência Central de Notícias do país, O comando superior do Exército Popular da Coréia do Norte declara que todas as tropas de artilharia, incluindo as unidades de mísseis estratégicos e as unidades de artilharia de longo alcance, devem ser colocadas em posição de combate.
A ordem, emitida em uma declaração do comando militar da Coréia do Norte, é a mais recente ameaça de Pyongyang desde o início dos exercícios militares conjuntos realizados pelos Estados Unidos e pela Coréia do Sul, que começaram em março e seguem até o fim de abril.
Os dois países salientam que os treinos são estritamente de natureza defensiva. Já a Coréia do Norte considera as atividades militares na região como "bombardeio estratégico", segundo um porta-voz do governo