22/08/2023
Geral Mundo

Coreia do Norte lança novo míssil no Mar do Japão

imagem-138779

Da Redação, com Agência EFE

São Paulo – A Coreia do Norte lançou nesta sexta (28) um novo míssil em direção ao Mar do Japão, informou o governo japonês, que acrescentou que, aparentemente, foi um projétil balístico. O míssil, cujo tipo ainda não foi identificado, caiu em águas da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão, conforme anunciou o Ministério de Defesa japonês. A informação é da EFE.

O lançamento de hoje é o primeiro feito pelo regime comunista norte-coreano desde o teste com um foguete intercontinental em 4 de julho passado. O novo teste armamentista norte-coreano também foi detectado pela Coreia do Sul, o que levou o governo do país a convocar uma reunião de emergência, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

O projétil foi lançado por volta de 23h40 (horário do Japão, 10h40 em Brasília) e voou durante 45 minutos antes de cair em águas da ZEE de Japão, a oeste da ilha de Hokkaido, sem que se tenha detectado danos relacionados ao seu impacto,  disse o porta-voz do Executivo japonês, Yoshihide Suga, em coletiva de imprensa.

O governo do Japão "continua recolhendo e analisando os dados disponíveis", e considera que o teste representa "uma clara e inaceitável violação das resoluções das Nações Unidas", afirmou Suga. O governo de Tóquio, da mesma forma que Seul, convocou uma reunião de emergência do seu Conselho de Segurança Nacional para avaliar a situação.

O teste aconteceu depois que Pyongyang celebrou ontem o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), uma efeméride conhecida como o "Dia da Vitória" no país e durante a qual se especulou a possibilidade que o regime de Kim Jong-un executasse um novo teste armamentista.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.