22/08/2023
Esportes

Coritiba vence e breca ascensão do Iraty

imagem-13220

Da redação – Cada vez mais isolado na liderança do Campeonato Paranaense 2010, o Coritiba venceu o Iraty por 3 a 1, em partida disputada no Gigante do Itiberê, em Paranaguá, na noite de ontem (6) e continua com 100% de aproveitamento na competição.

Com 21 pontos, o Alviverde, que repetiu o feito de sete vitórias seguidas no início de Estadual dos times de 1976 e 2003, terminou o sábado com dez pontos a mais do que o Atlético-PR, vice-líder, enquanto o Azulão estacionou nos dez pontos, podendo ser ultrapassado por Paranavaí, Paraná Clube e Cascavel, que jogam hoje. De quebra, o Iraty também perdeu uma invencibilidade de três partidas.

Com um jogo visivelmente atrapalhado pelo calor e com muitos erros das duas equipes, o Coxa precisou de 40 minutos para conseguir abri o placar. Marcos Aurélio cobrou falta e Pereira desviou para o gol. Depois do intervalo, quase uma repetição, aos 10 minutos, com Marcos Aurélio cobrando falta, mas desta vez, Pereira apenas saiu da frente para deixar a bola entrar. Aos 40 minutos, Artur descontou para os visitantes e, Marcos Aurélio, de falta, fechou a contagem, aos 45 minutos.

Após a rodada da Copa do Brasil e o Carnaval, o Coritiba volta a campo no dia 17 de fevereiro, quarta-feira, diante do Paranavaí, fora de casa, no Estádio Waldemiro Wagner. Já o Iraty recebe no mesmo dia o Serrano, no Estádio Coronel Emílio Gomes, em Irati. Antes, deve disputar a partida atrasada diante do Paraná Clube.

O jogo

Com o Azulão bem postado na defesa, a partida começou com o Coxa tentando passar por essa barreira tática formada pelo técnico Gilberto Pereira. A primeira chance, no entanto, foi do time visitante, com um chute cruzado de Ceará, aos quatro minutos, que Eydson quase desviou no caminho. Aos oito minutos, Renatinho fez a jogada, preparou o chute e foi atrapalhado por Enrico, que entrou na frente.

O Iraty chegava menos ao ataque, mas com perigo. Aos 13 minutos, Iotti levantou na área, Eydson tocou de cabeça e a bola explodiu na trave. Aos 15 minutos, Marcos Paulo tirou o zagueiro, cruzou para a área e a defesa afastou antes da chegada de Renatinho. Com o forte calor, o árbitro paralisou a partida por três minutos para hidratação dos atletas. Aos 23 minutos, Renatinho arriscou de longe após lançamento de Lucas Mendes e Walter fez grande defesa.

Depois da parada técnica, o jogo melhorou. Aos 27 minutos, Jeci levantou para Rafinha que, de frente para o gol, conseguiu perder uma oportunidade incrível. Aos 31 minutos, Renatinho lançou Marcos Aurélio, que chutou de primeira. Plasticamente bonito, mas sem sucesso. Os dois times erravam demais, principalmente no campo de ataque. Até que aos 40 minutos, Pereira aproveitou cobrança de falta para desviar e abrir o placar.

Na segunda etapa, depois de passar o intervalo no gramado por conta do calor, o Coritiba voltou com mais disposição. Aos quatro minutos, Rafinha ganhou da zaga, passou pelo goleiro, mas não conseguiu completar para as redes. Porém, o jogo tomou outro rumo e logo voltou a ficar truncado. Até que aos dez minutos, Marcos Aurélio cobrou falta de longe, ninguém desviou, e a bola morreu no fundo das redes.

A partida melhorou, com o Iraty não desistindo de buscar o empate, e abrindo espaço para o Alviverde. Aos 11 minutos, Ceará chutou de fora da área e Edson Bastos fez a defesa. Aos 14 minutos, quem salvou foi Pereira, que impediu o chute de Airton. Aos 16 minutos, Rafinha recebeu bem posicionado e chutou em cima de Walter. O técnico Ney Franco aproveitou para fazer três alterações consecutivas e modificou bem o time.

Depois de nova parada técnica, mais uma boa chance coxa-branca, com Luciano Amaral, aos 23 minutos, que partiu para cima da defesa e chutou para intervenção do goleiro. Estreante da noite, Fabinho Capixaba, aos 30 minutos, bateu cruzado e a bola passou raspando o poste. Aos 38 minutos, ao seu estilo, Rafinha fez fila e serviu Marcos Aurélio, que furou o voleio. O Coxa cochilou e, aos 40 minutos, Artur partiu em velocidade e tocou na saída de Edson Bastos para descontar. Ainda deu tempo para Marcos Aurélio, aos 45 minutos, cobrar falta com perfeição para fechar o placar.

Ficha técnica

Partida: Coritiba 3 X 1 Iraty
Data: 06/02/2010
Horário: 20h30
Local: Carangueijão – Paranaguá (PR)
Árbitro: Antônio Denival de Morais (PR)
Auxiliares: Marcos Rogério da Silva (PR) César da Silva Nogueira(PR)
Público/renda: Não divulgados
Cartões amarelos: Ramón (Coritiba); Sílvio, Rogério, Diogo, Bruno e René (Iraty)
Cartões vermelhos: Rafinha (Coritiba), aos 46 minutos segundo tempo
Gols: Pereira (Coritiba), aos 39 minutos primeiro tempo; Marcos Aurélio (Coritiba), aos 10 minutos segundo tempo; Artur (Iraty), aos 40 minutos segundo tempo e Marcos Aurélio (Coritiba), aos 45 minutos segundo tempo;
Coritiba: Edson Bastos, Jéci, Pereira (Luciano Amaral) e Lucas Mendes; Fabinho (Fabinho Capixaba), Leandro Donizete, Marcos Paulo, Enrico (Ramón) e Renatinho; Marcos Aurélio e Rafinha.
Técnico: Ney Franco
Iraty: Valter, Rogério, René e Diogo (Mauro); Airton, Bruno, Silvio (Artur), Wanderson, Ceará e Bruno Iotti (Willian); Heydson.
Técnico: Gilberto Pereira

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Foto: Futebol Paranaense.Net

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.