O Corpo de Bombeiros de Guarapuava celebrou 60 anos de existência na noite dessa sexta (26). Gratidão, reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados à sociedade em seis décadas, deram o tom à noite festiva, que reuniu autoridades civis, políticas e militares no Vitri Buffet.
Praças e oficiais foram homenageados com a medalha de mérito do 12º Grupamento de Bombeiros do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná.
COMENDA
A comenda é uma homenagem a militares, civis e entidades públicas e privadas, pelos relevantes serviços prestados ao 12º Grupamento de Bombeiros. Assim, simboliza a Terra, a Natureza, as pessoas e as riquezas da Região. Também ressaltam o lema estadual do Corpo de Bombeiros: “Vidas alheias e riquezas a salvar”.
Entre os homenageados estiveram o Coronel Péricles de Matos, Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, o Coronel Samuel Prestes, Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná e o Tenente Coronel Fernando Raimundo Shunig, Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar.
A medalha foi entregue pelo Comandante do 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava, Major Arlisson Sanches Sales, que agradeceu o efetivo pelos serviços prestados com excelência.
Oficiais e praças do Corpo de Bombeiros de Guarapuava e da Polícia Militar também receberam a medalha de mérito. Conforme a assessoria de comunicação, o 12º Grupamento tem efetivo de 83 bombeiros. Atende a 22 municípios da Região de Guarapuava, com um total de aproximadamente 420 mil habitantes.
E para representar esse universo de pessoas atendidas pelo grupamento, o prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, também recebeu a comenda.
AGRADECIMENTOS
O vice-prefeito Itacir Vezzaro representou o prefeito Cesar Silvestri Filho. Falou da importância da corporação e agradeceu o atendimento recebido.
“Graças ao socorro dos bombeiros, eu e minha mulher sobrevivemos a um grave acidente na BR-277 em 2004, vindo de Cascavel já chegando a Guarapuava”. Ainda estiveram presentes, o presidente da Câmara, João do Napoleão e a deputada estadual Cristina Silvestri.
Além disso, os comandantes dos Bombeiros e da PM do Paraná enalteceram os trabalhos dos bombeiros. Disseram que já sofreram acidentes. E que graças aos bombeiros, estão vivos. “Eu vi uma ambulância por dentro, deitado em uma maca”, afirmou Coronel Samuel Prestes.
Recentemente, conforme afirmou o Coronel Péricles de Matos, Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, ele e a família sofreram um acidente em Curitiba. “E felizmente fomos socorridos por esses anjos enviados por Deus”.
HISTÓRIA
Por determinação do Coronel Manoel Cursino Dias Paredes, Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, os trabalhos em Guarapuava foram iniciados em 25 de abril de 1959. Entretanto, era uma guarnição para serviços de combate a incêndio, salvamentos e trabalhos preventivos.
No início, o quartel ficava em uma casa na rua Quintino Bocaiuva esquina com a Guaíra. O primeiro comandante foi o Capitão Manoel dos Santos Ribeiro. De acordo com convênio firmado em 19 de novembro de 1959 com a prefeitura de Guarapuava e o Estado do Paraná, foi construído o quartel em imóvel doado pela prefeitura.
O imóvel fica na rua Senador Pinheiro Machado, onde atualmente está o Quartel Central do 12º Grupamento de Bombeiros. Porém em 1989, o quartel passou a ser Seção de Combate a Incêndios. Em 1995, sofreu nova alteração. Agora para 3º Subgrupamento de Bombeiros, pertencendo à área do 2º Grupamento, com sede em Ponta Grossa.
INDEPENDÊNCIA
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, em 2010, o subgrupamento foi elevado a categoria de Subgrupamento de Bombeiros Independente. Por isso, deixouo de pertencer ao grupamento de Ponta Grossa. E então, passou a denominar-se 5º Subgrupamento de Bombeiros independente.
A partir de então, o subgrupamento ficava subordinado diretamente ao Comando do Corpo de Bombeiros do Paraná. Mais independente, a Unidade de Guarapuava estendeu o atendimento. Criou a Seção de Bombeiros em Pitanga e em Laranjeiras do Sul.
E em 2018, o 5º Subgrupamento foi elevado a categoria de Grupamento de Bombeiros. E a partir disso, recebeu a denominação de 12º Grupamento de Bombeiros. Atualmente o Grupamento de Guarapuava possui três subgrupamentos.
Assim, o 1º Subgrupamento tem três postos em Guarapuava. O 2º Subgrupamento tem um posto em Pitanga. E o 3º Subgrupamento, um posto em Laranjeiras do Sul. Porém ainda existem três postos de bombeiros comunitários em Candói, Manoel Ribas e Pinhão.