22/08/2023
Geral Guarapuava

Corpo de Bombeiros de Guarapuava implanta novo simulador de combate a incêndios

imagem-145434

Da Redação, com Comunicação Social 5º SGBI

Guarapuava – O Corpo de Bombeiros de Guarapuava, no Posto do bairro Primavera, passou a utilizar nessa segunda feira (06) um simulador de combate a incêndio em tempo real – tipo container. Guarapuava é o terceiro município do Paraná a utilizar o simulador de parâmetros oficiais, que anteriormente estavam somente instalados na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e em Toledo, Oeste do Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a implantação em Guarapuava se deve pela importância estratégica de sua inserção na região Centro-Sul do Paraná.

Estes treinamentos têm em sua característica intensas atividades práticas, com instruções de EPI e EPR, técnicas de progressão e estratégias e táticas de combate a incêndio em locais confinados. Os oficiais da unidade, futuramente replicadores deste treinamento, puderam conhecer equipamentos e técnicas introduzidas no cenário nacional pelo Corpo de Bombeiro do Distrito Federal.

Em curso realizado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, um oficial da unidade pode acompanhar as técnicas precursoras e introduzi-las na corporação. “Essas técnicas auxiliam nas operações de combate a incêndio e é extremamente aplicável aos ambientes tomados pelas chamas”, afirma o Corpo de Bombeiros em nota.

Nessa segunda, em Guarapuava, as atividades utilizaram o simulador em tempo real, onde, além da visualização dos fenômenos do fogo e do emprego das técnicas de combate, os bombeiros comprovaram os atributos exigidos do combatente do fogo: resistência, persistência e equilíbrio emocional.

“É importante salientar que o Corpo de Bombeiros, sempre em constante preocupação com a preservação ambiental, garante que esta atividade não agride o meio ambiente e está de acordo com as legislações em vigor”, afirma a nota.

ALERTAS

Quando há fogo em um espaço fechado existe uma etapa onde a radiação térmica total gera nos combustíveis ali existentes a pirólise, quando os gases se tornam quentes e há partículas em suspensão.

Caso tenha uma fonte de ignição, pode ocorrer uma súbita transição de um incêndio progressivo em um incêndio generalizado. A causa desta mudança de estado é chamada de flashover.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.