As comunidades de Guarapuava se uniram nesta quinta (16) para celebrar o feriado de Corpus Christi. Depois de dois anos da pandemia de covid-19, os fiéis vão marcar a data com a Santa Missa, às 15h, no estacionamento do Parque de Exposições Lacerda Werneck. Em seguida, eles seguirão até a Catedral Nossa Senhora de Belém.
Os tapetes vão enfeitar os dois locais. Dom Amilton Manoel da Silva presidirá a celebração, que deve contar com participantes das 13 paróquias guarapuavanas. Em Pitanga, também haverá apenas uma celebração para as duas paróquias da cidade.
De acordo com as informação, a celebração ocorrerá na Casa de Formação Cristã São José Freinademetz, a partir das 15h. Após a Missa, a procissão seguirá até a matriz da paróquia Sant’Ana, pela avenida Presidente Getúlio Vargas. Se chover, as celebrações serão feitas nas paróquias Sant’Ana e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no mesmo horário.
Entretanto, apesar do retorno dos encontros, a Diocese de Guarapuava recomenda o uso de máscara e a higienização das mãos com álcool em gel.
ADAPTAÇÃO NA PANDEMIA
Desde o início de 2020, a Igreja adaptou as atividades para que não houvesse aglomerações e propagação do vírus. Sendo assim, a celebração de Corpus Christi também passou por mudanças já que sempre ocorria as procissões com os fiéis pelas ruas das cidades.
Nisso, havia os encontros com os amigos, confecção dos tapetes e a celebração do sacramento da Eucaristia, tema central da festividade. No entanto, com a pandemia, a Igreja substituiu a procissão pelas Missas nas paróquias, transmitidas pela internet.
Além disso, as carreatas passavam com o Santíssimo conduzidas pelos padres nas ruas, levando o Santíssimo até as portas das casas, hospitais e postos de saúde.
Leia outras notícias no Portal RSN.