22/08/2023



Brasil Geral

Correios lança guia técnico com recomendações sobre embalagens

imagem-114296

Da Redação, com Assessoria 

Os Correios lançaram, na última semana, o “Guia Técnico de Embalagens Recomendadas pelos Correios – RPC”. O manual, já disponível no site da empresa, visa orientar os clientes na hora da escolha das caixas e envelopes para o envio de encomendas. Além disso, vai nortear o mercado quanto à produção de embalagens, de forma a viabilizar a comercialização de caixas e envelopes no padrão Correios pela indústria gráfica, estabelecimentos comerciais e redes varejistas do País.

O guia apresenta as embalagens divididas por tamanhos e sugere padrões de layout gráfico, com elementos obrigatórios e opcionais, como selo, código de barras, dimensões e modelo da caixa, área de endereçamento, rótulos, fontes, tamanhos, símbolos das remessas postais e área de informações de devolução.

Além de divulgar as especificações técnicas, a iniciativa fornece recomendações e dicas sobre as melhores práticas de endereçamento e acondicionamento das encomendas, visando melhorar seus processos logísticos e garantir um melhor serviço para os clientes.  Um dos itens mais importantes do processo de postagem, a escolha de uma embalagem resistente, associada ao seu correto acondicionamento, proporciona segurança, proteção e integridade ao conteúdo, desde o seu encaminhamento até a entrega.

Proibições e restrições de conteúdo – Antes de utilizar os serviços dos Correios, é importante estar atento a algumas restrições, uma vez que a aviação civil internacional e a legislação postal proíbem o transporte de certas substâncias. Em caso de dúvidas quanto à aceitabilidade do objeto para envio postal, o cliente pode consultar o Fale com os Correios ou solicitar informações em uma das agências de atendimento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo