Nesta quinta-feira,( 2),, às 11 horas, será realizado o lançamento do Selo Personalizado alusivo à Aula Inaugural da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, em Foz do Iguaçu.
O evento contará com as presenças do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, do Reitor Hélgio Trindade e do diretor dos Correios no Paraná Itamar Ribeiro.
Sobre a Universidade
A missão da Unila é contribuir para a integração da região através do conhecimento compartilhado.
No atual momento histórico, em que a sociedade do conhecimento e a formação de blocos regionais se tornam, mais do que nunca, os fatores-chave para a inserção das nações no cenário competitivo global, o Brasil tem evidenciado a necessidade de criar uma instituição voltada para a integração latino-americana, decidindo-se, portanto, buscar o modelo da universidade do século XXI.
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) possui a vocação de contribuir para a formação de bases sólidas que ajudem a promover a integração e o desenvolvimento do continente, através do conhecimento e de um projeto de cooperação solidária.
O projeto é de uma universidade nacional pública ligada à rede de universidades federais brasileiras, mas com a vocação para a integração entre os países latino-americanos, especialmente entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa. A universidade pretende atingir a todo o continente, firmando acordos de cooperação e intercâmbio acadêmicos do México à Argentina.
Embora a Unila seja uma universidade brasileira, sua missão é a de contribuir para a integração da região, através do conhecimento compartilhado. É uma instituição bilíngue, e queremos que o seu campus seja um lugar de integração entre professores e alunos no meio acadêmico, científico e cultural. Assim, pretendemos estabelecer que a metade dos 10 mil alunos e 500 professores, previstos como meta, seja selecionada a partir de vários países latino-americanos e a outra metade do Brasil.
Acolher os estudantes e professores de toda a América Latina faz com que a prática da língua portuguesa e do castelhano faça parte do cotidiano da Unila, quebrando as barreiras linguísticas. O bilinguismo é uma importante ferramenta para a construção da integração cultural e intelectual da comunidade acadêmica, respeitando suas diferenças. A escolha da criação da Unila em Foz do Iguaçu deriva do espaço de intercomunicação e convivência resultando do encontro de três nações, na fronteira comum de Brasil, Argentina e Paraguai.