22/08/2023



Política

“CPI DA JARDINAGEM”: Comissão começa a investigar possíveis irregularidades

imagem-9611

Guarapuava – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada para apurar possíveis irregularidades na licitação envolvendo a empresa Maria Marlene de Freitas -ME fez a primeira reunião na tarde desta quarta-feira, dia 20 de outubro.
Composta pelos vereadores Thiago Cordova (PPS), Nélio Gomes da Costa (PSDB) e Gilson Amaral (DEM), a CPI encaminha nesta quinta-feira, dia 22, um ofício à Prefeitura solicitando informações e documentos sobre o processo licitatório no qual a empresa foi a vencedora.
De acordo com o vereador Thiago Cordova, a CPI quer saber quantas e quais foram as empresas que participaram da licitação.
“Precisamos saber também se é possível uma estagiária que presta serviço para a Prefeitura e recebe por isso, ser dona de uma empresa que vence uma licitação e que também será paga pelo Município”, observa o presidente da CPI.
Maria Marlene de Freitas é estagiária no Centro de Educação Infantil (CEMEI) no Bairro Boqueirão e é dona da empresa vencedora da licitação por pregão eletrônico para serviços de manutenção de grama e jardinagem nas unidades de saúde do Município.
Com base em documentos como boletins oficiais do Município, documentos da Junta Comercial do Paraná, a denúncia que gerou a CPI foi feita pelo vereador Admir Strechar (PMDB).
De acordo com o vereador, em janeiro de 2009 foi publicado no Boletim Oficial do Município de Guarapuava, um aviso sobre pregão eletrônico presencial (número 003 de 2009). No dia 6 de fevereiro, foi realizado o pregão, que tinha como objeto a contratação de empresa para manutenção de grama e jardinagem nas unidades de saúde, pelo período de 12 meses.
A homologação foi publicada no Boletim Oficial número 609, nas páginas 2 e 3, declarando como empresa vencedora para o lote 01, Maria Marlene de Freitas – ME.
O extrato de contrato do pregão foi publicado no Boletim Oficial do Município número. 612, onde consta que o valor a ser pago para a empresa é de R$ 50.448,00.
Pesquisa feita na Junta Comercial do Paraná, seção de Guarapuava, por meio de certidão simplificada, constatou-se que o endereço da empresa é na Rua Capitão Frederico Guilherme Virmond, número 2526, fundos, no centro da cidade, mas segundo Strechar, não há nenhuma atividade empresarial nesse local.
Na casa principal desse endereço mora uma irmã da vereadora Maria José Mandu Ribas (PSDB). O número de telefone registrado como sendo da empresa é residencial e está instalado na casa da irmã da vereadora.
“Temos muitas questões para serem comprovadas que na hora certa serão divulgadas. Precisamos preservar informações para não atrapalhar o trabalho da CPI”, disse Thiago Cordova.
Segundo o presidente da CPI, o prefeito Fernando Ribas Carli foi comunicado sobre a instauração e convidado a compor a Comissão. “Ainda não recebemos nenhuma informação se o prefeito vai compor a Comissão ou se determinará a participação de um representante” , disse o vereador.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo