Da Redação, com assessoria
Curitiba – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Animais realizou nova reunião de trabalho nesta terça feira (24). O encontro aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Paraná e teve a presença de Paulo Roberto Colnaghi, diretor da Rede de Proteção aos Animais. Controle populacional de animais de rua e denúncias sobre maus tratos estavam entre os temas debatidos.
No encontro, Colnaghi falou sobre a Lei Municipal que proíbe o uso de veículos de tração animal e exploração de animais para esta finalidade na capital paranaense, aprovada no ano passado, e sobre ações de microchipagem e castração coletiva realizadas pela Rede.
"É importante esse diálogo com outros Poderes e outras instituições para que possamos alinhar os esforços para tratarmos dessa questão dos animais”.
Segundo a relatora da CPI, Cristina Silvestri, o depoimento do representante da instituição é importante para o trabalho da Comissão.
“Pudemos ter conhecimento das políticas públicas executadas na cidade de Curitiba como Castro Móvel, que com certeza tem um importante papel no controle dos animais que encontram-se em situação de risco. Estas experiências poderão ser expandidas aos demais municípios, com muito êxito”.
No próxima reunião, ainda sem data para acontecer, a pauta contará com representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Força Verde. O objetivo, segundo Cristina, é uma integração mais efetiva entre os setores, para coibir as práticas de maus tratos e crimes ambientais.