A cracóvia de Prudentópolis, produzida desde os anos 1960 por descendentes de ucranianos, é agora o 16º produto do Paraná a receber o selo de Indicação Geográfica (IG). O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o reconhecimento nessa terça (21) na modalidade ‘Procedência’.
O selo certifica produtos com características e métodos de produção ligados à origem, destacando história, tradição e economia locais. A cracóvia é um embutido de carne suína nobre, magra e selecionada com o incremento de temperos e condimentos como sal, pimenta, alho e especiarias. A carne não pode ter sofrido congelamento. Depois de embalada, ela passa por um processo de defumação moderada. Em seguida, há o processo de resfriamento de no mínimo de 12 horas, antes da comercialização.
A Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep) solicitou o registro em setembro de 2023. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, o reconhecimento valoriza pequenos negócios, fomenta o turismo e fortalece a geração de empregos.
Cada IG conquistada pelo Paraná mostra como temos produtos, serviços e itens extremamente únicos, exclusivos da nossa terra, da nossa cultura e feitos pelas nossas mãos. Isso valoriza as tradições e a qualidade, atraindo assim, mais visitantes, movimentando a economia e incentivando os produtores a preservarem práticas e conhecimentos, adquiridas com o tempo, por meio de práticas familiares influenciadas por diversas culturas presentes no Paraná.
No Paraná, existem outros produtos já certificados como os vinhos de Bituruna, o barreado, a bala de banana de Antonina e a broa de centeio. Por fim, novos itens, mel de Prudentópolis, queijos do Sudoeste e tortas de Carambeí, aguardam aprovação no INPI.
Leia mais notícias no Portal RSN.