22/08/2023
Economia Região

Credenciado com o Selo Prata, Bituruna incentiva pequenos negócios

Maio será destinado a cursos para microempreendedores individuais

Selo Prata Sala do Empreendedor Bituruna (2)

Representantes da Prefeitura recebendo o Selo (Foto: Assessoria)

O empreendedorismo ganha força em Bituruna, agora município credenciado como Selo Prata pelo atendimento na Sala do Empreendedor. Em apenas três meses de  2017, de setembro a dezembro,  foram 21 horas de consultorias prestadas, 118 orientações, quatro oficinas e 135 MEI´s atendidas em diversas áreas com soluções em parceria com o Sebrae. Por conta dessa prestação de serviço Bituruna foi o único município da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) a ter o selo.

De acordo com o Sebrae, o objetivo do Selo de Referência no Atendimento é reconhecer a rede parceira do Sebrae pelo seu desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários promovendo a sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios. Das 165 Salas do Empreendedor do Paraná que possuem parceria de atendimento com o Sebrae, 71 foram premiadas com o Selo, o equivalente a 43% da rede.

Programação (Foto: Assessoria)

Para fortalecer os pequenos negócios já existentes e fomentar outros, nesta quarta feira (16) começará a programação de maio, mês dedicados às micro empresas, com a  “Oficina sobre finanças”. Direcionada aos microempreendedores individuais, a oficina falará sobre técnicas e estratégias de gerenciamento do negócio; visão do uso correto do dinheiro; otimização de resultados e fortalecimento dos pequenos negócios e fluxo de caixa. O encontro é gratuito, será na ACIB, das 19h30 às 22h30, e está sendo promovido através da pareceria da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com o Sebrae.

Já nos dias 25 e 26 de maio, será realizado o curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. São 15 horas de aulas teóricas, que acontecerão no auditório da Acib. O curso é obrigatório para a garantia da emissão de alvarás pela Vigilância Sanitária à estabelecimentos que realizam a manipulação de alimentos. As inscrições custam R$ 50,00 para MEIs e R$ 100,00 para Empresas de pequeno porte, e podem ser feitas na Sala do Empreendedor.

Programação (Foto: Assessoria)

O curso é oferecido pelo Senac e disponibilizado em Bituruna através da parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Bituruna (Acib) e Prefeitura. Para realizar o curso é necessário ter no mínimo 16 anos e ter concluído até o 5º ano do ensino fundamental. A Sala do Empreendedor fica no Centro do Cidadão e do Empreendedor, localizado na Rua Antônio Coradim, ao lado da Prefeitura. As inscrições vão até dia 24 de maio.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.