22/08/2023



Geral Guarapuava

Cresce a demanda por técnicos de Enfermagem em Guarapuava

imagem-129753

Da Redação

Guarapuava – O mercado de trabalho na área de saúde em Guarapuava apresenta crescente necessidade de contratação de técnicos em Enfermagem. O aumento de instituições de saúde, como a construção do novo Hospital Regional do Centro Oeste, demandará a contratação de novos profissionais, além da ampliação do número de clínicas especializadas, laboratórios de exames clínicos, consultórios médicos e atendimentos especializados.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea), a área de saúde é um das que mais oferecem oportunidades no Brasil nos últimos quatro anos. De acordo com a pesquisa, a cada cem novos empregos para técnicos de nível médio, 25% foram preenchidos por profissionais da área de saúde.

O crescimento dessa demanda na área de saúde também é gerado pelo aumento da expectativa de vida da população e pela preocupação em investir em serviços voltados ao bem-estar e cuidados preventivos de saúde.

A formação do técnico em Enfermagem abre um leque bastante diversificado para atuação profissional para além do ambiente hospitalar, que podem atuar em clínicas especializadas em exames de diagnóstico, laboratórios de análises clínicas, consultórios médicos, home care e também no cuidado a idosos.

Aos interessados em ingressar nesta área, o Senac Guarapuava oferta o curso Técnico em Enfermagem, que iniciará nova turma em 20 de março. As aulas acontecem de segunda a sexta feira, das 18h30 às 22h40.

Durante dois anos, o aluno desenvolverá as competências necessárias para exercer o ofício do profissional em Enfermagem e inclui primeiros socorros, comunicação nos serviços de saúde, prevenção e controle de infecção, fundamentos de farmacologia e nutrição, saúde do idoso, mental, coletiva, mulher e da criança e adolescente.

O curso também possui as unidades curriculares de assistência de Enfermagem: ao paciente em tratamento clínico, ao paciente cirúrgico, grave e em emergência, à mulher e ao recém-nascido, à criança e ao adolescente, em central de material e esterilização e saúde coletiva. Para completar, os alunos também estudam sobre a organização do processo de trabalho.        

O curso possui estágios supervisionados em hospitais, clínicas e postos de saúde, realizados após as disciplinas teóricas.

Os pré-requisitos são, idade mínima de 18 anos ou completá-la até o dia 15 de novembro deste ano, além de ter o Ensino Médio concluído ou estar cursando o 2º ano do Ensino Médio.

Detalhes sobre investimento e inscrições podem ser realizados no site www.pr.senac.br ou na unidade localizada na Rua Padre Chagas, 3899, telefone (42) 3626-7500.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo