A implantação de políticas públicas para mulheres em Guarapuava foi o tema central do painel promovido pelo Conselho Municipal da Mulher em Guarapuava e que num único evento os candidatos a prefeito. O encontro aconteceu na manhã de hoje (30) no auditório da Faculdade Campo Real.
A criação da Secretaria Municipal da Mulher, embora seja uma exigência para o repasse de recursos do Governo Federal, é uma necessidade urgente no município, assim como a nomeação de uma delegada; casa-abrigo para acolher mulheres vítimas da violência doméstica. Para se ter uma ideia, dados recentes do Centro de referência de Assistência Social (CRAS), sobre a violência domestica, mostram que houve um aumento anual, ou seja, 442 casos foram registrados em 2009, contra 620 casos em 2010, e 760 casos até novembro de 2011.
Para humanizar o atendimento na Delegacia da Mulher será necessário, além da presença ininterrupta de um titular, há a necessidade de nomeação d funcionárias capacitadas e a nomeação de médicas para o Instituo Médico legal (IML) para atendimento às vítimas de violência. A promoção de parcerias e o empenho permanente junto aos entes públicos para a implementação do II Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres também integra o Termo de Compromisso assinado entre os candidatos e o Conselho. Esse plano contempla várias resoluções aprovadas durante a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (3ª CNPM), em meados dezembro de 2011, e ratificadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), no início de fevereiro de 2012.
“- No termo de compromisso foram colocadas somente aquilo que é possível ao governo municipal, para que os candidatos se comprometam a fazer em seus governos”, disse a presidente do Conselho, professora Maria de Lourdes Leal.
Outras demandas também foram listadas: a igualdade de emprego e oportunidades entre homens e mulheres; parto humanizado; saúde diferenciada para a mulher; desconstruir a idéia de gênero principalmente nas escolas; a mídia precisa ver a mulher de um jeito diferente, não com o erotismo; combate a prostituição infantil; políticas para as diferentes gerações de mulher (as mais jovens e as mais velhas são mulheres mais frágeis); aposentadoria para as donas de casa.
Após as intervenções feitas pela advogada Edni Arruda e pela presidente do Conselho Municipal da Mulher, os candidatos se manifestaram.
ANTENOR GOMES DE LIMA
O médico Antenor Gomes de Lima tem como prioridade a criação da Secretaria da Mulher, com a finalidade de angariar fundos federais para as questões envolvendo as mulheres. O candidato defendeu também a criação da Escola Integral para afastar as crianças e jovens das drogas e prostituição e permitir que mães possam trabalhar com a certeza de que os filhos estão bem cuidados. É projeto do candidato também a criação do Centro Integrado de Educação e Lazer nos bairros para que a comunidade tenha acesso a atividades lúdicas.
CESAR SILVESTRI FILHO “Vamos fazer uma gestão pública com a força da mulher e a visão da Mãe Guarapuavana”, anunciou o candidato. Nesse sentido o planejamento prevê a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, visando buscar recursos estaduais e federais, propondo ações e desenvolvimento de politicas públicas nas questões que envolvem as mulheres.
“Vamos também ampliar as vagas nas creches e estender o horário de funcionamento até às 19 horas e vamos construir uma nova unidade na região central da cidade”, afirmou.
A implantação de ambulatório especializado na Clínica da Mulher para atendimento da gestação de alto risco e prevenção de câncer de útero e mama, também foi citada pelo candidato. A qualificação profissional acontecerá com a implantação de centros de referência em educação profissional e Casas da Cidadania nos principais bairros, para oferecer cursos de capacitação e qualificação profissional.
O programa Profissão Empresária vai regulamentar a Lei das Micro e Pequenas Empresas e fomentar o surgimento de novos empreendimentos com a criação de incubadoras sociais em parceria com as instituições de ensino superior.
A mulher agricultora não fica de fora da possível administração de Cesar Filho. A Feira Itinerante do produtor vai incentivar a diversificação e a agroindustrialização da produção nas pequenas propriedades, estimulando a fabricação artesanal.
Para promover a saúde e a qualidade de vida surge a Academia da Melhor Idade com aparelhos para a prática de exercícios físicos em bairros e distritos de Guarapuava.
FÁBIO RIBAS
Assim como os demais candidatos a criação da Secretaria da Mulher surge como meta do candidato Fabio Martins Ribas que prevê também a construção da Casa Abrigo. Se eleito, na sua gestão as creches estarão abertas das 7 da manhã às 7 da noite. Também haverá o fortalecimento do programa de planejamento familiar. Fabio pegou um “gancho” nas reivindicações apresentadas pelo Conselho e disse que vai buscar,apoio no Governo do Estado para conseguir a Delegada da Mulher, além de médica para o IML (Instituto Médico Legal). Também anunciou que a sua candidata a vice, Rita Felchak vai coordenar os projetos culturais no município.
JAURI GOMES O candidato Jauri Gomes- defendeu a participação da família na escola; a construção de , quadras cobertas; atendimento pediátrico 24 horas. Disse que vai juntar-se com as entidades para a escolha das secretárias e assim as mulheres terão uma maior representatividade na administração municipal, principalmente na Secretaria da Mulher.